Grupo Verde monta nova estrutura para produção agroecológica

Extensão 1 de outubro de 2014. Visualizações: 2009. Última modificação: 01/10/2014 14:27:04
Estudantes e agricultores montam estrutura do PAIS na Ufersa

Com a transferência do experimento para a área onde funcionava o zoobotânico, integrantes do Grupo Verde de Agricultura Alternativa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido estão montando o sistema de Produção Agroecológica Integrada Sustentável – PAIS. Antes, o Grupo Verde ocupava espaço por trás do CTARN. A instalação do novo PAIS conta com a colaboração de três agricultores familiareas de assentamentos, localizados na zona rural de Mossoró.

O Grupo Verde é uma ONG ambientalista, formada por alunos e professores da Ufersa, além de representantes da sociedade civil, voltado para estudo e pesquisas na área da agroecologia. “Com a transferência do espaço estamos montando uma nova estrutura”, afirma o presidente do Grupo Verde, Igor Mendonça, estudante do 8º período de Agronomia. O novo kit do PAIS foi cedido pela Ufersa.

Igor Mendonça, estudante de Agronomia e presidente do Grupo Verde da Ufersa

O PAIS vai funcionar como unidade demonstrativa experimental da Universidade. O espaço tem como objetivo a realização de pesquisas na área agroecológica. “São pesquisas sobre cultivo, solo, água, irrigação, entre outras, funcionando como mais uma unidade para auxiliar a parte didática”, frisa Igor Mendonça. O sistema integra o cultivo de hortas, plantas frutíeras e a criação de animais, com canteiros em anéis, formando um quintal agroecológico.

Para montar o canteiro, os integrantes do Grupo Verde contaram com a colaboração de quem tem experiência no assunto. Numa troca de conhecimentos, agricultores familiareas da zona rural de Mossoró, auxiliaram os

Modelo de Produção Agroecológica Integrada Sustentável

estudantes na montagem da estrutura. “Acho importante pois os estudantes vão desenvolver pesquisas que vão melhorar a produção da agricultura familiar”, opinou Sueldo Vicente, agricultor do Assentamento Paulo Freire.

Já o agricultor Irailson Moises, do Assentamento Jurema, reconhece a importância do trabalho dos estudantes. “Antes, não se via o interesse da Universidade em ajudar o agricultor famíliar. Os estudantes são interessados e isso é importante. Daí, estamos aqui”, afirmou Irailson. Para o estudante de agronomia, André Victor Sales Passos, a universidade é um ambiente onde todas as trocas de saberes são possitivas para a construção do conhecimento, e os agricultores cumprem um papel importantíssimo.

Estudantes e agricultores montam estrutura do PAIS na Ufersa
Iranilson Moises, agricultor do Assentamento Jurema