Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Equipe da UFERSA conquista 1º lugar na II Olimpíada Brasileira de Zootecnia

Estudante 11 de maio de 2022. Visualizações: 805. Última modificação: 12/05/2022 14:14:11

Equipe Comedores de Camarão, da UFERSA, foi a vencedora da II Olimpíada Brasileira de Zootecnica (foto: cedida)

A equipe Comedores de Camarão, composta por alunos da UFERSA, conquistou o primeiro lugar na etapa final por equipes da II Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ). O resultado garantiu o credenciamento da equipe para participar do evento London International Youth Science Forum, programado para ocorrer em julho de 2023 na Inglaterra.

“O intercambio de conhecimento foi sem igual, porque nós somos de períodos diferentes e nos ajudamos, então foi uma via de mão dupla o tempo todo”, diz Bianca Ferreira do Nascimento, uma das integrantes da equipe. “As provas foram muito cansativas, mas o esforço da equipe valeu muito à pena”, acrescenta Ana Beatriz Pinheiro Guerra, outra estudante que também participou da competição.

A etapa nacional da OBZ teve 13 equipes finalistas. Além da UFERSA, também se classificaram para o evento em Londres as equipes Raça Forte, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; e Zooeste, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Elas ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugar.

“Foram mais de 40 equipes participantes de todos os Estados do país e a UFERSA conseguiu ficar em primeiro lugar”, diz Dorgival Morais de Lima Junior, docente do curso de Zootecnia da UFERSA e orientador da equipe Comedores de Camarão. “A Olimpíada Brasileira de Zootecnia mede as competências profissionalizantes dos estudantes a partir de provas e, além disso, ela também estimula o trabalho em equipe, a capacidade de resolução de problemas, a capacidade de trabalhar em situações estressantes, com limitação de tempo…”, enumera.

De acordo com o professor, os alunos participantes também puderam vivenciar experiências práticas com as quais eles vão se deparar depois da faculdade. “São elementos importantes como a competição e a habilidade de manter contato com várias pessoas. É extremamente relevante que os alunos sejam testados nesses ambientes e é muito bacana que a gente tenha iniciativas como essa promovida pela Associação Brasileira de Zootecnistas”, finaliza.

EQUIPE
A equipe Comedores de Camarão é composta por cinco estudantes do 4º e do 8º período do curso de Zootecnia da UFERSA: Ana Beatriz Pinheiro Guerra, Bianca Ferreira do Nascimento, Marília Alessandra de Souza Queiroz, Natanahel Victor Fernandes dos Santos e Pedro Paulo Nunes de Oliveira.