Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Campi da UFERSA vão ganhar cursos do NAC

Extensão 25 de abril de 2022. Visualizações: 461. Última modificação: 26/04/2022 17:51:33

Violão é uma das modalidades do NAC no Campus Mossoró/Foto: ASSECOM

A partir do próximo semestre os Campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros vão contar com cursos oferecidos pelo Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – NAC/UFERSA. A ampliação é uma determinação da gestão. “Vamos oferecer as condições necessária para que a população dos municípios em que a Universidade esteja presente possam também participar de cursos de artes e cultura que serão ofertados pelo NAC”, adiantou a reitora Ludimilla Oliveira. Para a ampliação do NAC serão investidos R$ 100 mil (cem mil reais) com recursos da própria Universidade. A decisão foi tomada após reunião com o pró-reitor de planejamento, professor Moisés Ozório.

O NAC é uma ação de extensão desenvolvida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) desde julho de 2019. O projeto tem o objetivo de realizar a difusão da cultura na Universidade como também na comunidade externa, por meio de oficinas, aulas e apresentações artísticas. O projeto oferece aulas gratuitas em várias modalidades, como: prática de choro, prática de coral, violão infantil, teatro, dança contemporânea e ballet infantil.

Desde a criação do projeto, a PROEC através de editais, seleciona pessoas que tenham interesse em aprender alguma das modalidades oferecidas, seja de música, teatro ou dança. “A novidade para este ano é que a partir de agosto o projeto será ampliado, em Mossoró, por exemplo, além das modalidades que já são oferecidas, a comunidade contará com aulas de Big Band e Piano”, adiantou o pró-reitor da PROEC, professor Paulo Gustavo.

Também no segundo semestre de 2022 os campi fora da sede contarão com ações do NAC com a oferta dos cursos de violão e canto. A ampliação do projeto deu-se através do apoio da reitoria para destinar um orçamento maior para a PROEC executar a expansão das ações culturais. As aulas vão acontecer no próprio Campus e abrangerá a comunidade interna e externa.

A UFERSA, por meio da PROEC, tem investido cada vez mais nas ações culturais e a ampliação do NAC é mais um exemplo. “Ações como essas são salutar para formação pessoal, moral, intelectual e na construção de uma sociedade cada vez melhor”, acredita o pró-reitor Paulo Gustavo.