Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Orquestra de violões da UFERSA reúne crianças e adolescentes

Arte e Cultura, Extensão 13 de abril de 2022. Visualizações: 683. Última modificação: 13/04/2022 17:22:24

Professora Haissa Hussemânia durante ensaio da orquestra de violões da UFERSA (foto: Katharinne Magalhães)

Quando tinha apenas seis anos de idade, Yasmin Alves começou a tocar violão em um projeto oferecido pela prefeitura de Mossoró. Quatro anos e muitas aulas depois, ela agora faz parte da turma avançada da orquestra de violões da UFERSA. Os ensaios semanais são parte das atividades oferecidas pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC), vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura da universidade e em funcionamento desde julho de 2019.

“Antes disso nós tínhamos o NUEM, que era o Núcleo de Música da UFERSA e com a expansão das atividades e a oferta de aulas de teatro e dança o NAC foi criado”, conta Haissa Hussemânia, professora bolsista de violão e estudante de Licenciatura em Música na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Outro integrante da Orquestra de Violões da UFERSA é Pablo Kauan França, de 14 anos. Ele teve os primeiros contatos com o violão aos 10 anos e chegou ao NAC em 2020. Mesmo tendo estudado flauta, Kauan não teve dúvidas na hora de optar por uma das atividades disponíveis.

Além das aulas de violão para crianças e adolescentes, o NAC oferece também oficinas de teatro, prática coral, dança de salão, balé infantil, choro e dança contemporânea. As atividades são abertas ao público externo de acordo com o limite de vagas de cada turma. Novas inscrições são abertas a cada início de semestre e as seleções podem ser conferidas diretamente no site https://proec.ufersa.edu.br/