Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Comitê de Biossegurança da UFERSA recomenda retorno presencial

Saúde 23 de fevereiro de 2022. Visualizações: 1490. Última modificação: 24/02/2022 09:17:14

No que depender da recomendação do Comitê Permanente de Biossegurança da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, o calendário aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE – permanece com o inicio das aulas presenciais na UFERSA a partir dos dia 3 de março (quinta-feira). A recomendação foi enviada para o CONSEPE.

A nota do Comitê de Biossegurança foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 23 de fevereiro. A alegação para a retomada das aulas presenciais é a queda da taxa de transmissibilidade, ocupação de leitos e número absoluto de casos da COVID-19 nas últimas duas semanas. A recomendação tem como base em critérios técnicos com base nos indicadores epidemiológicos.

Ainda segundo a nota, o avanço da cobertura vacinal é outro fator determinante para a retomada das atividades presenciais após o carnaval. O Comitê observa ainda que a comunidade acadêmica, em especial os discentes, precisa se organizar para o retorno presencial. Outro alerta é para o período pós-carnaval e quanto ao surgimento de novas variantes, bem como o cumprimento de todas as recomendações de biossegurança.

A nota lembra ainda as principais medidas de prevenção: o uso de máscara adequada (Pff2, N95 ou cirúrgica de tripla camada), bem ajustada ao rosto, cobrindo nariz e boca; distanciamento social; lavagem, higienização das mãos; vacinação como forma de mitigar o contágio e prevenir o agravamento da doença e a superlotação da rede de saúde. “A comunicação de sintomas e o afastamento imediato também se tornam itens importantes no retorno presencial seguro”, finaliza a recomendação.

Confira AQUI a Recomendação, Notas técnicas, Normas, Protocolos e demais documentos do Comitê Permanente de Biossegurança da UFERSA.