Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Recital encerra atividades de 2021 do NAC/UFERSA

Extensão 17 de dezembro de 2021. Visualizações: 685. Última modificação: 21/12/2021 10:28:57

Apresentações do Ballet Infantil do NAC tem a frente a professora de dança, Nathália Negreiros/Foto: Eduardo Mendonça

O Pátio do Teatro Dix-Huit Rosado, no Centro de Mossoró, foi palco para o recital de encerramento das atividades do Núcleo de Artes e Cultura da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – NAC/UFERSA. O Recital de Fim de Ano reuniu num único espaço apresentações de dança, teatro e música. “Um processo iniciado em formato  virtual, em virtude da pandemia da Covid-19, que agora tomando todos os cuidados de biossegurança, chega para o público no formato presencial”, afirmou o músico e professor do NAC, Hallysson Dantas.

Hallyson Dantes, professor do NAC/UFERSA/Foto: Eduardo Mendonça

O professor relatou as dificuldades no decorrer de todo o ano, mas também ressaltou a superação dos alunos e professores. “O resultado é esse espetáculo que a Ufersa proporciona para o público”, pontuou. Para 2022, a expectativa dos professores do NAC é incrementar ainda mais as apresentações para o público externo.

Atualmente, o NAC conta 90 componentes inscritos em uma das cinco modalidades de arte e cultura oferecidas pela Universidade. São aulas de teatro, Ballet Infantil, Dança Contemporânea, Choro, Canto Coral e Violão Infantil. As aulas de choro são ministradas pelo professor Bruno Farias; de Canto Coral, por Hallysson Dantas; de Violão, pela professora Haissa Hussemânia; de Teatro, Joreana Pontes e, as aulas de dança com a professora Nathalia Negreiros.

“Retomamos as aulas presenciais há três meses, mesmo assim, os trabalhos transcorreram no decorrer dos outros meses de forma virtual com a realização das atividades, oficinas, ensaios, inclusive, com apresentações através de vídeos mosaicos”, lembrou Hallysson Dantas. Conheça AQUI o trabalho do NAC/UFERSA.

Pró-reitor Paulo Gustavo, da PROEC, diz que a meta é ampliar as ações do NAC para os campi fora da sede/Foto: Eduardo Mendonça

Para o pró-reitor de extensão e cultura da UFERSA, professor Paulo Gustavo, para 2022 as perspectivas são bem melhores com a ampliação das atividades do NAC. “A PROEC pretende ampliar as atividades do NAC para que todos os campi da Universidade sejam contemplados com atividades culturais”, adiantou. O professor Paulo Gustavo também considerou 2021 como um ano desafiador para o NAC em virtude da pandemia que ainda assola o mundo.

“Mesmo diante desse grande obstáculo a equipe e os estudantes se mantiveram firmes com as atividades remotas, passando para o formato presencial apenas nesse último trimestre com a ocorrência da vacina para grande parte da população”, pontuou acrescentado que o resultado desse esforço foi o espetáculo apresentado como forma de presente para comunidade mossoroense que compareceu no largo do teatro Dix-Huit Rosado, na noite da última quinta-feira, dia 16 de dezembro.