Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Comitiva de reitores visita INPE, EMBRAER e ITA

Gestão, Inovação, Pesquisa 1 de dezembro de 2021. Visualizações: 791. Última modificação: 01/12/2021 11:18:34

Comitiva de reitores visita INPE, EMBRAER e ITA. Foto: Cedida.

A reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), professora Ludimilla Oliveira, integrou a comitiva de reitores de universidades brasileiras que visitou nesta terça-feira, 30, as instalações do INPE, EMBRAER e ITA, no interior de São Paulo. O objetivo da visita foi conhecer o cluster Aeroespacial de São José dos Campos, com vistas a futuras cooperações técnicas entre as instituições.

Além da Ufersa, a visita técnica contou com a participação dos reitores do ITA, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade de Itajubá e da Universidade Federal da Fronteira Sul. A visita começou pelo Instituto Nacional de Pesquisas espaciais, o INPE. Lá, os reitores puderam conhecer os aspectos em que as universidades poderão realizar trabalhos em conjunto por meio de cooperações técnicas. “São projetos no campo do ensino, da pesquisa e também da inovação”, adiantou a professora Ludimilla Oliveira.

A reitora acredita que as articulações que a gestão vem realizando com as instituições do centro sul do país representam colocar a Ufersa num patamar maior junto a grandes empresas, possibilitando que os professores pesquisadores da Universidade possam fazer parte de um “hub de inovação”.  “São eixos de articulações necessárias para que a Ufersa possa crescer”, pontuou.

Segundo a professora, a Ufersa se prepara para trabalhar com um projeto voltado para a área de hidrogênio verde, além de melhorar o potencial de estágios para os estudantes das engenharias oferecidas pela Ufersa. “A nossa aproximação com o ITA tem como objetivo potencializar a pós-graduação haja vista a necessidade de melhor qualificar os egressos da Ufersa com possibilidade de ingressar no mercado de trabalho”, pontuou. A reitora esteve acompanha do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Glauber Nunes, e a chefe de gabinete, professora Claudia Muniz.

O trabalho da Ufersa com o INPE vem sendo efetivado com ações voltadas para a área da astrofísica e espacial, bem como o impacto de informações na área de geodesia e de satélites. “A Ufersa se prepara para vivenciar um novo momento na área da ciência e tecnologia”, afirmou. A comitiva de reitores foi recebida pelo diretor do INPE, Clezio Nardin, que apresentou para os magníficos o Laboratório de Testagens, onde são montados os satélites, uma das áreas mais importantes no que se refere a pesquisa científica do país.

Comitiva de reitores visita INPE, EMBRAER e ITA. Foto: Cedida.

Na parte da manhã, a comitiva visitou a área de montagem da EMBRAER, sendo recebida pelo diretor Maurílio Novaes, onde foi discutido apoio do ITA para com as Universidades. “A Ufersa já tem em andamento um projeto com ITA”, adiantou. “Os reitores apresentaram também o potencial de cada instituição – estudantes e professores – com parcerias que possibilitem condições de trabalhar melhor com os resultados das pesquisas realizadas na Ufersa. Temos um grande potencial aqui na nossa Universidade e temos apresentado esse portfólio nesse grande polo de tecnologia que é São José dos Campos”, considerou a reitora Ludimilla Oliveira.

 “É a Ufersa se preparando para integrar o eixo de excelência acadêmica no que diz respeito a inovação”, afirmou associando a visita a instalação do Parque Tecnológico que surge para potencializar os resultados das pesquisas realizadas na instituição. “Temos essa responsabilidade com o semiárido, uma região que precisa de inovação para fazer esse diferencial que estamos buscando e trabalhando”, concluiu.

No final de março uma comitiva de reitores vai se reunir na Ufersa. Na ocasião, serão apresentadas as potencialidade da Universidade para que sejam firmados acordos de cooperação. “Nós iremos receber uma comitiva de reitores das universidades do país que temos mantido contato. As nossas visitas técnicas e missões agora caminham para firmar um grande acordo de cooperação”, pontua a reitora.

Comitiva de reitores visita INPE, EMBRAER e ITA. Foto: Cedida.