Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Reitora da Ufersa participa de Conferência na Embaixada de Israel no Brasil

Gestão, Internacionalização 25 de novembro de 2021. Visualizações: 929. Última modificação: 25/11/2021 13:36:04

Reitora Ludimilla Oliveira e equipe da Ufersa participam de Conferência promovida pela Embaixada de Israel no Brasil/Foto: Cedida

A reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professora Ludimilla Oliveira, participou nesta quarta-feira, 24, em Brasília, da Conferência de Inovações Israelenses em Agricultura e Água. O evento é uma promoção da Embaixada de Israel no Brasil e reuniu empresários e representantes governamentais. A proposta da Conferência é aproximar instituições e empresas privadas das novas tecnologias voltadas para a melhoria da produtividade no campo.

Embaixador Daniel Zonshine e a reitora Ludimilla Oliveira/ Foto Cedida

“A Ufersa tramita com um convênio de cooperação técnica com universidades israelense voltado para a troca de tecnologias com universidades daquele país”, considerou a reitora ao ressalta a importância da universidade participar do evento. A proposta da conferência é justamente discutir a cooperação internacional para setores comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico haja vista que a cooperação técnica internacional possibilita o acesso a experiências, novos conhecimentos e práticas já desenvolvidas em outros lugares do mundo.

“A Embaixada de Israel no Brasil está articulando, por meio de uma carta de intenções, o contato da Ufersa com as universidades israelenses”, pontuou. A reitora adiantou que a Ufersa dispõe atualmente de pesquisa voltadas na área da agricultura como um grande diferencial, sendo também uma similaridade com as instituições ensino superior israelenses. “Estamos avançando nas tratativas e, em breve, a Ufersa estará recebendo o embaixador Daniel Zonshine para conhecer a realidade do semiárido e da nossa instituição”, afirmou a professora.

O país de Israel detém tecnologias no que se refere a recursos hídricos e agroecologia, sendo referência em tecnologia e agricultura. A intenção da reitora é que no próximo ano seja concretizada a primeira missão internacional da atual gestão tendo como destino o país de Israel. À Conferência contou com a participação do ministro da educação, Milton Ribeiro.