Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água abre seleção para Mestrado e Doutorado

Pós-graduação, Processo Seletivo, Processos Seletivos 25 de novembro de 2021. Visualizações: 2369. Última modificação: 25/11/2021 12:59:58

A Ufersa, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), divulga o processo seletivo de candidatos (as) a discentes do Programa de Pós-Graduação em Manejo de Solo e Água (PPGMSA), nos níveis de mestrado e doutorado.

Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para doutorado e 23 (vinte e três) vagas para mestrado, sendo para doutorado:  15 (quinze) vagas para candidato(as) sem vínculo empregatício. Em caso de disponibilidade de bolsa da CAPES ou CNPq, somente candidatos desta modalidade poderão concorrer; 01 (uma) vaga para candidato(a) sem vínculo empregatício e que irá cursar o doutorado com recursos próprios. Candidatos dessa modalidade não poderão concorrer a bolsas da cota do programa; 03 (três) vagas para candidatos(as) com vínculo empregatício com a Ufersa, resolução CONSUNI/UFERSA 007/2015 de 23 de setembro de 2015; e 01 (uma) vaga para candidato(a) com vínculo empregatício externo a Ufersa.

Enquanto que para mestrado são 17 (dezessete) vagas para candidato(as) sem vínculo empregatício. Em caso de disponibilidade de bolsa, somente candidatos desta modalidade poderão concorrer; 01 (uma) vaga para candidato(a) sem vínculo empregatício e que irão cursar o doutorado com recursos próprios. Candidatos dessa modalidade não poderão concorrer a bolsas da cota do programa; 04 (quatro) vagas para candidato(a)s com vínculo empregatício com a Ufersa, resolução CONSUNI/UFERSA 007/2015 de 23 de setembro de 2015; e 01 (uma) vaga para candidato(a) com vínculo empregatício externo a Ufersa.

Poderão se inscrever candidato (a)s que tenham concluído curso de graduação na área de Ciências Agrárias (Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, dentre outros) e áreas afins. A pertinência da área de formação a área de Ciências Agrárias ou áreas afins será atribuição da comissão de seleção e irá se basear na interdisciplinaridade da área de formação do(a) candidato(a) com a linha de pesquisa escolhida no ato da inscrição.

A inscrição para vagas do processo seletivo será feita, exclusivamente, via internet, no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas – SIGAA, no período de 23/11/2021 a 17/12/2021. O link para inscrição estará disponível no site do PPGMSA: https://ppgmsa.ufersa.edu.br/.

Acesse aqui a página do processo seletivo.