Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Aberta na Ufersa a Programação Científica da Expofruit 2021

Eventos, Pesquisa 24 de novembro de 2021. Visualizações: 1893. Última modificação: 24/11/2021 16:48:10

Professora Liz Assis ressaltou que as tomadas de decisões relacionadas com a fruticultura perpassam pela Universidade/Foto: Assecom

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido acolhe de hoje até a próxima sexta-feira, 26, a Programação Científica da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada 2021. A abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira, 24, no Auditório Amâncio Ramalho, no Campus Sede da Ufersa Mossoró. É nas dependências da Universidade onde vão acontecer palestras, minicursos, oficinas e painéis. Oficialmente a Expofruit 2021 será aberta às 20h, na Estação das Artes. A Ufersa também é uma das expositoras com um Stand na Expofruit. Confira AQUI vídeo produzido pela Assecom/Ufersa Fruticultura: do RN para o mundo.

Público prestigia abertura da programação científica/Foto: Assecom

A solenidade de abertura contou com a participação da pró-reitora adjunta de pesquisa e pós-graduação, professora Liz Carolina Assis, representando a reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, que cumpre agenda em Brasília, além do gestor do Sebrae, Paulo Miranda; do  pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Marlon Valentim e, do presidente da Câmara Técnica da Cajucultura no RN, Elano Gomes.

A Ufersa é parceira da Expofruit, junto com o Sebrae e o Coex, desde a sua primeira edição. “Estamos disponibilizando o conhecimento científico nos diversos segmentos que envolvem a fruticultura, além de disponibilizar toda a nossa infraestrutura para o sucesso do evento”, considerou a professora Liz Assis. Um ponto importante ressaltado pela pró-reitora diz respeito à apresentação das pesquisas realizadas pela Universidade. “Temos professores doutores bastante qualificados que vão apresentar seus trabalhos na sexta-feira, 26 e, também teremos uma visita ao pomar da instituição que é o local onde se encontra as pesquisas em andamento na Ufersa”, pontuou.

Diretor do Sebrae reconhece trabalho da Ufersa/Foto: Assecom

Para ressaltar a importância da Universidade para o desenvolvimento do setor, a professora ressalta que as tomadas de decisões relacionadas com a fruticultura perpassam pela Ufersa. “A Ufersa é uma das instituições a ser ouvida quando o assunto é fruticultura pelo grande histórico de pesquisas na área”, frisou ressaltou ainda que a “Universidade vem integram a fruticultura do Estado à fruticultura do Brasil e do exterior para o conhecimento das frutas tropicais”.

O diretor regional do Sebrae, Paulo Miranda, reconhece que o sucesso na produção de frutas passa também pela academia. “A Ufersa é uma grande parceira, co-realizadora, e através dessa parceria conseguimos enriquecer a Expofruit de forma prática e atuante numa programação muito rica”.

Paulo Miranda diz que com a retomada da feira no formato presencial/hibrido as expectativas são as melhores possíveis.  “Estamos transmitindo pelo canal youtube e também com a participação do público a nossa expectativa é de 15 mil pessoas visitando a Expofruit 2021”, considerou. Esse ano, a Feira acontece em dois polos sendo um na Ufersa e o outro na Estação das Artes com stands para demonstrações de novas tecnologias.