Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

SISBI/UFERSA promove II Semana Virtual do Livro e da Biblioteca

Estudante, Eventos 8 de novembro de 2021. Visualizações: 456. Última modificação: 09/11/2021 09:36:10

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (SISBI/UFERSA) promove a partir desta segunda-feira, 8, a Semana Virtual do Livro e da Biblioteca 2021. O evento está em sua segunda edição e conta com uma programação diversificada, dividida em palestras e treinamentos voltados para a área. A programação se estende até a sexta-feira, 12.

As atividades do primeiro dia começam às 10h, com uma palestra do professor doutor da UFERSA João Paulo Damásio Sales, que tem como tema os desafios e significados que envolvem um Trabalho de Conclusão de Curso. A agenda continua às 16h com um treinamento sobre a EBSCO, uma plataforma online que permite o acesso a várias bases de produção e investigação científica de várias áreas, ferramenta essencial para as bibliotecas de todo o mundo. O tema será voltado para pesquisas básicas, pastas pessoais e alertas na EBSCO, e para quem não puder comparecer por algum motivo, o treinamento irá se repetir no dia seguinte.

Ainda no dia 9, os participantes contam com uma segunda capacitação sobre a Biblioteca Virtual da Pearson, onde é possível encontrar uma variedade de livros técnicos e científicos em língua inglesa e portuguesa.

O terceiro dia de evento será marcado por mais uma capacitação da EBSCO, dessa vez sobre pesquisas avançadas, com enfoque no serviço de descoberta da plataforma, o DISCOVERY SERVICE-EDS.

No dia 11, às 10h, o professor André Luiz Sena da Rocha, ministra uma palestra sobre como elaborar e desenvolver pesquisas através de questionários. Logo depois, Keina Cristina Santos Souza e Silva, mestra e bibliotecária, fala sobre citações em trabalhos acadêmicos conforme as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Finalmente, o evento se encerra no dia 12 com mais uma palestra, onde o professor Lucas Ambrósio Bezerra de Oliveira vai dar dicas sobre como fazer a apresentação do TCC.

Os treinamentos serão direcionados para o público interno da universidade, no entanto, o evento é aberto ao público geral e será transmitido pela plataforma Google Meet.

Para informações sobre os links e detalhes sobre o evento, acesse as redes sociais das bibliotecas da UFERSA.