Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Transparência: Ufersa disponibiliza Painel Orçamentário

Gestão 2 de novembro de 2021. Visualizações: 1379. Última modificação: 02/11/2021 21:15:24

A comunidade acadêmica ufersiana e a sociedade em geral já podem acompanhar a execução financeira da Universidade Federal Rural do Semi-Árido quase em tempo real. É que a gestão, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento, reafirmando o compromisso com a transparência dos recursos públicos passou a disponibilizar no site da instituição o Painel Orçamentário. Nele, qualquer cidadão pode acompanhar a execução orçamentária e financeira da Universidade de forma detalhada, transparente e objetiva.

A gestão do que é público precisa de transparência. Seja por razões legais, éticas, morais ou políticas, garantir que todos os atos públicos possam ser conhecidos, verificados e auditados pela população é fundamental para todo membro do Estado. Uma gestão pública transparente permite à sociedade, com informações, colaborar no controle das ações de seus governantes, com intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam.

Professor Moisés Ozório, pró-reitor de Planejamento/Foto: Arquivo Assecom

O pró-reitor de planejamento, professor Moises Ozório, adianta que nesse primeiro momento, a atualização das informações será realizada semanalmente, no entanto, a Proplan e a Sutic estão trabalhando em conjunto para que a atualização seja efetuada diariamente. “No painel podem ser encontradas informações como a dotação orçamentária da Instituição e sua execução detalhada, com valores empenhados, liquidados e pagos, além de dados sobre descentralizações recebidas, emendas parlamentares e receitas”, explica o pró-reitor.

A transparência é uma das ferramentas mais eficazes dos cidadãos no combate à corrupção, possibilitando que ele seja mais atuante no meio da administração pública e faça sua voz ser ouvida. A transparência possibilita a fiscalização da gestão pública ao disponibilizar os dados que permitem a população acompanhar os gastos e receitas das entidades que compõem a gestão pública; permite que cidadãos acompanhem o que é feito com os recursos arrecadados e como estão sendo investidos e, ainda faz com que cidadãos avaliem melhor a administração pública.

Os dados podem ser localizados na página “Ufersa em Números” https://numeros.ufersa.edu.br/painelorcamentario/ ) e na página de “Transparência e Prestação de Contas” (https://transparencia.ufersa.edu.br/execucao-orcamentaria-e-financeira/).