Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

VIII SECITEC da Ufersa vai abordar a educação e homenagear Paulo Freire

Estudante 26 de outubro de 2021. Visualizações: 862. Última modificação: 26/10/2021 15:05:11

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Angicos, realiza na segunda semana de dezembro, a VIII edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Ufersa. Com uma programação estruturada para acontecer de forma remota. Neste ano, o evento tem como tema “Educação mudando pessoas para transformar o mundo: os desafios da ciência em tempos de pandemia”, que reflete o Centenário de Paulo Freire e o elo que o pedagogo possui com o município de Angicos

A SECITEC terá sua programação composta por palestras, minicursos, oficinas, trabalhos científicos e atividades culturais. Construída pela interação entre as classes acadêmicas dos diversos níveis de educação, as ações são voltadas para as áreas da Educação, das Ciências Humanas, das Engenharias e Tecnológicas, das Ciências Exatas e Tecnologia da Informação.

O cronograma começa no dia 7 de dezembro, às 18h com um momento cultural. Logo depois, às 19h20, o evento dá início à cerimônia de abertura. A partir das 14h do dia seguinte, os dias de evento serão divididos por área, com o dia 8 sendo voltado para as Engenharias. Quem dá início às palestras é a professora doutora Jordânia Louse Silva Alves que vai falar sobre Eco eficiência em micro empresas.

No dia 9, a discussão será com foco nas Ciências Sociais. Além disso, grupos de pesquisa e extensão também vão apresentar seus projetos, como o orientado pela Profa. Akynara Aglaé R. S. da S. Burlamaqui, que tem como tema “Investigando a aprendizagem criativa com objetos digitais de aprendizagem”.

Já o último dia de SECITEC vai ser focado nas Ciências Exatas e Tecnologia da Informação. Neste dia, a Profa. Dra. Samara Martins Nascimento e o Prof. Thiago Vedovatto vão falar sobre “Big data analytics” e “Análise de dados sob uma perspectiva de aprendizagem de máquina”, respectivamente.

O dia 10 também está definido para as apresentações de trabalhos acadêmicos e científicos. Os alunos que pretendem expor seus projetos no evento devem encaminhar os resumos expandidos até o dia 15 de novembro.

Além dessa extensa e diversa programação, a SECITEC também vai oferecer minicursos e oficinas sobre variados temas que serão distribuídos entre os dias 8 e 10 de dezembro, nos horários matutino, de 8h às 12h e noturno, de 19h às 22h.

Todo o evento será transmitido pelo canal do Campus Angicos no Youtube e pela plataforma do Google Meet. Para saber detalhes sobre os temas dos minicursos e a programação em geral, além de informações sobre as submissões de trabalhos, acesse o site. https://angicos.ufersa.edu.br/secitec/

Portanto, toda comunidade acadêmica da Ufersa e a sociedade em geral se sintam convidadas para no período de 07 a 10 de dezembro de 2021, usufruírem da VIII SECITEC que foi organizada com uma programação inspirando a construção de conhecimentos, incentivando atitudes criativas e críticas para a solução de problemas, na busca de uma sociedade mais justa e igualitária para atender a nossa comunidade.