Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Pesquisador e professores da Ufersa publicam livro sobre potencialidade de uso da Jitirana na adubação verde de hortaliças

Meio Ambiente, Pesquisa, Publicações 19 de outubro de 2021. Visualizações: 835. Última modificação: 19/10/2021 08:58:41

O pesquisador Dr. Paulo César Ferreira Linhares e o professor mestre João Liberalino Filho, juntamente com os professores doutores Janilson Pinheiro de Assis e Roberto Pequeno de Sousa, do Departamento de Ciências Agronômicas e Florestais (DCAF) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em coautoria com o professor doutor Patricio Borges Maracajá e a professora doutora Aline Carla de Medeiros (UFCG), publicaram no último dia 15 de outubro, pela Pantanal Editora, a obra intitulada “Jitirana (Merremia aegyptia L. Urban): Potencialidade de uso como espécie espontânea do semiárido na adubação verde de hortaliças”. O livro está disponibilizado gratuitamente em forma de E-book através do link: https://www.editorapantanal.com.br/.

Segundo os autores, este livro é de suma importância para os agricultores que trabalham na agricultura familiar na região semiárida, tendo em vista que a jitirana (Merremia aegyptia L. Urban), espécie espontânea, apresenta características agronômicas como: produção de fitomassa verde e seca (40 t ha-1 e 6,0 t ha-1, respectivamente), com teor de nitrogênio de 22 g kg-1 e relação carbono nitrogênio de 25/1, condicionando a espécie para ser utilizada como adubo verde na produção de hortaliças.

É importante frisar o pioneirismo na utilização da jitirana como adubo verde em hortaliças na região semiárida. São quinze anos de investigação cientifica que culminou em diversos trabalhos de monografia, mestrado e doutorado e muitos outros artigos enviados para revistas nacionais e internacionais, sempre realçando a capacidade da espécie em fertilizar o solo, criando condições edáficas para o desenvolvimento das hortaliças.

A obra divide-se em quatro capítulos: No primeiro capítulo descreve a Biogeografia e descrição da jitirana (Merremia aegyptia L. Urban.). O segundo capítulo evidencia a produção de fitomassa verde e seca, teores e acúmulo de macronutrientes da jitirana (Merremia aegyptia L. Urban) em diferentes estádios fenológicos. No terceiro capítulo procurou estudar a utilização da jitirana (Merremia aegyptia L. Urban) como adubo verde na produção de hortaliças folhosas, medicinal e feijão verde, sendo que, no último e quarto capítulo os autores descreve adubação verde com jitirana (Merremia aegyptia L. Urban.) em hortaliças de raízes e jerimum.