Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Seminário vai abordar Recursos Genéticos Animais do Semiárido

Estudante, Eventos, Pesquisa 14 de outubro de 2021. Visualizações: 1581. Última modificação: 14/10/2021 14:56:28

Acontece entre os dias 24 e 26 de outubro, no formato online, o I Seminário promovido pela Rede Nordeste de Recursos Genéticos Animais do Semiárido (RGA Nordeste). O objetivo principal é possibilitar o intercâmbio de conhecimento entre docentes, discentes, pesquisadores e demais membros da sociedade. Durante este período, os participantes irão compartilhar experiências científicas e inovadoras na área de conservação, uso sustentável e desenvolvimento dos recursos genéticos animais.

Devido à pandemia do novo Coronavírus, o evento será realizado integralmente pela internet. Entre os palestrantes, estão professores e pesquisadores nacionais e estrangeiros renomados em suas áreas. No dia 24, às 16h, a Presidente da Rede RGA-Nordeste e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Olímpia Lima Filha vai dar início às palestras juntamente com Raquel Soares Juliana, representante da Embrapa Pantanal.

Logo depois, das 16h30 às 17h30, o professor Juan Vicente Delgado Bermejo, da Universidade de Córdoba, na Espanha, encerra o primeiro dia com uma palestra magna sobre “Políticas mundiais para a conservação de recursos genéticos em zonas áridas e semiáridas”.

Professora Débora Façanha, da Ufersa, é uma das organizadoras do Seminário/Foto: Arquivo Assecom

No dia seguinte, a programação continua com a professora Maria Clorinda Soares Fioravanti (UFG) e Geovergue Rodrigues de Medeiros, do Instituto Nacional do Semi-Árido, para falar sobre o gado curraleiro pé-duro. Neste dia, os participantes ainda poderão conferir palestras de professores de várias universidades nordestinas, que irão falar sobre animais ovinos e caprinos, encerrando com uma conversa sobre as potencialidades do cavalo baixadeiro e perspectivas para a aplicação de recursos genéticos.

O último dia irá contar com palestras que focam na genética, além de dialogar sobre a área das abelhas e também dos suínos. Alguns palestrantes do dia 26 são Gregório Miguel Ferreira de Camargo (UFBA), Edilson Divino de Araújo (UFS), Luis Alberto Bermejo Asensio (ULL – Espanha) e Maria Norma Ribeiro (UFRPE).

O encerramento acontece a partir das 18h com falas de Olímpia Lima Filha e Débora Façanha, representante da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e integrante da Rede RGA-Nordeste, onde também haverá a eleição da sede do próximo seminário.

A Rede RGA-Nordeste espera alcançar ampla divulgação das pesquisas científicas e experiências na área de recursos genéticos animais. Além de permitir a construção de parcerias entre os participantes do evento, e contribuir para formação de Recursos Humanos, em nível de graduação e de pós-graduação nesta área.

Para maiores informações e para realizar sua inscrição acesse:

Link para Inscrições e Programação: https://abre.ai/inscricaorganordeste

Link de Transmissão :

https://www.youtube.com/watch?v=Q4-kwbPYjeY