Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Centro de Engenharias da Ufersa oferece curso de Drones a agentes de segurança pública

Capacitação, Eventos 13 de outubro de 2021. Visualizações: 747. Última modificação: 13/10/2021 11:02:36

Esse é o único curso dessa natureza oferecido atualmente por uma Universidade Federal no Nordeste /Foto: Cedida

O Departamento Engenharia e Ciências Ambientais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), através do Núcleo de Desenho e Geoprocessamento do Centro de Engenharias, está realizando uma formação para Operadores de Aeronaves Não Tripuladas – Drones – (classe 3) para órgãos de segurança pública. O curso foi uma solicitação da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e unidades da Polícia Militar. O objetivo é capacitar os agentes com o uso correto de drones para auxiliar em suas atividades.

A primeira turma é direcionada a agentes do policiamento ostensivo e do setor de inteligência da Polícia Militar na região oeste do estado do Rio Grande do Norte, além de agentes penitenciários que atuam em unidades da região. O curso tem conteúdos voltados à regulamentação de aeronaves, segurança de voo, meteorologia aeronáutica, noções de manutenção de equipamentos, entre outros.

Curdo objetiva uso correto do Drone/Foto: Cedida

Iniciado no final de junho deste ano, as aulas acontecem todos os sábados das 8h às 11h no prédio do Centro de Engenharias da Ufersa. A formação conta com aulas híbridas e práticas ministradas pelos professores de geoprocessamento Daniela da Costa Leite Coelho e de meteorologia Saulo de Tasso, além da participação de um estudante de graduação. A primeira turma será finalizada no próximo sábado, 24, totalizando carga horária de 96 horas.

Esse é o único curso dessa natureza oferecido por uma Universidade Federal no Nordeste atualmente. O intuito dos órgãos públicos é repetir as atividades no próximo semestre, visando atender a solicitações de outros setores que também tenham a necessidade de inserir esses equipamentos em suas atividades prestadas à área de segurança pública.

As aulas acontecem todos os sábados das 8h às 11h no prédio do Centro de Engenharias da Ufersa/Foto: Cedida