Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa regulamenta Comitê Permanente de Biossegurança

Gestão, Saúde 6 de outubro de 2021. Visualizações: 2610. Última modificação: 10/12/2021 10:04:25

Há quase 20 meses trabalhando com uma Comissão de Biossegurança, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido passa a contar com um Comitê Permanente de Biossegurança. A resolução tomada por meio de Portaria assinada pela reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, e publicada nesta quarta-feira, 06 de outubro, tem como base a prevenção contra a Covid-19, endossada pela Assessoria Especial no Enfrentamento à Covid-19; a Declaração de Pandemia da Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde – OMS; a Instrução Normativa que trata do retorno gradual e seguro ao trabalho presencial, além de outros documentos oficiais da Instituição. Confira AQUI a Portaria.

Dr. Heider Pereira, médico que presidiu a Comissão de Biossegurança da Ufersa/Foto: Eduardo Mendonça

O presidente da Comissão que finalizou os trabalhos, o médico Heider Pereira, avalia de forma positiva a atividade realizada no primeiro momento da pandemia. “A partir do trabalho da Comissão, a Universidade pôde avaliar as diversas situações apresentadas para a proteção da saúde e o bem-estar da comunidade acadêmica”, Afirmou.

Ainda segundo Dr. Heider foi um trabalho complexo que requereu muito discernimento para entender cada situação e decidir sobre a melhor forma de solução para a Ufersa e os seus integrantes. Sobre a criação do Comitê Permanente de Biossegurança, ele considera um passo importante para a Instituição uma vez que abrange mais atividades, sendo de fundamental importância para o andamento da Universidade nessa fase de transição para o retorno das atividades presenciais.

COMITÊ – O Comitê Permanente de Biossegurança da Ufersa é um órgão colegiado, de natureza técnico-científica, interdisciplinar, independente, com representações múltiplas dos componentes da comunidade Ufersiana, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para ampliar e dar continuidade às ações da Comissão Especial de Emergência da Covid-19 e embasar a tomada de decisão e protocolos para as atividades de forma híbrida e presenciais no contexto pandêmico, no ambiente da Ufersa.

As atribuições do Comitê de Biossegurança são voltadas para a elaboração de programas preventivos de conscientização e inspeção; divulgação e execução de normas de biossegurança; fixação de princípios e diretrizes, planejamento, execução e avaliação do programa de Biossegurança; acompanhar a execução das medidas propostas e avaliar a necessidade de revisão e planejamento; acompanhar metas e protocolos propostos de biossegurança e deliberar, junto às instâncias de ensino, proposta de atividades compostas de acordo com os protocolos de biossegurança e, fornecer subsídios para que os Órgãos Colegiados instituam normativas adequadas e a gestão realize o planejamento de suas atividades no contexto da pandemia.

A composição do Comitê Permanente de Biossegurança conta com 1 (um) representante docente de cada centro do campus sede a ser indicado pela direção do centro; 1 (um) representante docente de cada campus fora de sede – indicado pelo diretor do campus; 1 (um) representante dos técnicos administrativos – indicado pelo Sintest; 1 (um) representante dos estudantes – indicado pelo Diretório Central dos Estudantes; 1 (um) representante da Adufersa, indicado por esta Associação; 1 (um) representante da Pró-Reitoria de Graduação – Prograd – indicado pelo pró-reitor; 1 (um) representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPPG – indicado pelo pró-reitor; 1 (um) representante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – Proae – indicado pelo pró-reitor; 1 (um) representante docente do Curso de Medicina – indicado pela coordenação do curso; 1 (um) representante docente do Curso de Medicina Veterinária – indicado pela coordenação do curso e, 1 (um) representante da Assessoria Especial no Enfrentamento à Covid-19, do Gabinete da Reitoria – indicado pelo Gabinete da Reitoria. Além de três membros consultivos que somente serão convocados para reuniões quando o tema a ser deliberado tenha pertinência temática com as respectivas Pró-reitorias, no caso, as Pró-reitorias de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas.

O Comitê Permanente de Biossegurança da Ufersa irá funcionar com dois subcomitês: Acompanhamento do estudante e alternativas de ensino composto e, Protocolos de Biossegurança e monitoramento de situação epidemiológica. Caberá aos membros elegerem a sua coordenação e a vice-coordenação. O  Comitê se reunirá pelo menos uma vez ao mês, sendo que os subcomitês poderão estabelecer a periodicidade de suas reuniões de forma a contemplar suas atribuições de acordo com o cenário pandêmico vigente. As deliberações do Comitê serão aprovadas por meio de voto por maioria simples.