Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa lança em Martins Projeto de Prevenção ao Alcoolismo e Drogas

Eventos, Extensão, Gestão 17 de setembro de 2021. Visualizações: 874. Última modificação: 21/09/2021 07:28:32

Lançamento do Projeto de Prevenção ao álcool e as Drogas entre Jovens contou com a presença do secretário Nacional de Igualdade Social/Foto: Assecom

O município de Martins, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, vai receber Projeto Piloto de Prevenção ao Alcoolismo e ao uso de Drogas. A iniciativa é da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humano, numa parceria com a Prefeitura da cidade. O lançamento do projeto aconteceu nesta quinta-feira, 16, com a presença do secretário nacional de igualdade racial, Coronel Paulo Roberto; da reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira e, da Prefeita Maria José (Mazé).

O Projeto Estratégias de Prevenção ao Alcoolismo e ao uso de Drogas será desenvolvido nas escolas públicas de ensino médio de Martins com ações e atividades que objetivam a prevenção ao alcoolismo e ao uso de drogas entre os estudantes, proporcionando a inclusão social e a redução de danos. O trabalho será executado pela Coordenação de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social (Caadis) da Universidade com a participação de bolsistas que serão estudantes da Ufersa e moradores de Martins.

Prefeita Mazé agradece parceria com a Ufersa/Foto: Assecom

“Eu tenho certeza que será um Projeto que trará resultados no fortalecimento do acompanhamento dos nossos jovens”, afirmou a prefeita Mazé ao agradecer a iniciativa da Universidade de ter escolhido Martins para a experiência piloto. Considerado um projeto de grande relevância, a prefeita acredita que “todos os esforços são válidos para livrar os adolescentes do álcool e das drogas, por se tratar de um mal que tira o que há de mais precioso numa pessoa que é a dignidade”.

Reitora Ludimilla Oliveira justifica a escolha de Martins para projeto de extensão piloto/Foto: Assecom

Para a reitora Ludimilla Oliveira, a iniciativa de extensão em Martins foi motivada pela aproximação do município com o Campus Pau dos Ferros, além de ser uma cidade turística com grande fluxo de pessoas. “Queremos levar esse projeto para outras cidades localizadas próximas aos nossos campi que tenham esse mesmo perfil ou que demandem situações semelhantes”, adiantou a reitora da Ufersa.

Secretário Paulo Roberto alerta para o trabalho de prevenção/Foto: Assecom

O secretário nacional Paulo Roberto, que representou a ministra Damares Alves na solenidade de lançamento do projeto, externou a preocupação com a temática em virtude dos efeitos negativos na vida do cidadão. “É um problema que interfere na dignidade, na saúde e que pode evoluir para um estado de dependência incapacitando o cidadão”, alertou o secretário, acreditando que a iniciativa poderá “cortar um mal pela raiz com informações e conhecimento”. “O Estado chegando, prevenindo e educando estaremos inibindo esse grande número de casos registrados no país”, acrescentou.

A execução terá coordenação da Caadis da Ufersa/Foto: Assecom

PROJETO – Durante o lançamento, o professor da Ufersa Ananias Agostinho, coordenador da Caadis, fez uma apresentação do Projeto que tem previsão para ser iniciado no próximo mês de novembro. O projeto será executado com a participação de bolsistas – estudantes universitários da Ufersa – com domicílio em Martins. “Vamos proporcionar capacitação e formação para os estudantes para que eles possam desenvolver oficinas, rodas de conversas, palestras, entre outras atividades”, destacou Ananias. Todo o trabalho será feito em parceria com as diversas secretarias municipais de Martins, por meios das equipes multiprofissionais já existentes na cidade.

O coordenador do projeto adiantou que o objetivo é desenvolver ações e atividades estratégicas direcionadas para a prevenção ao alcoolismo e as drogas promovendo a inclusão social e a redução de danos junto aos estudantes de ensino médio e superior. Segundo o professor Ananias, o Brasil registra anualmente cerca de 40 mil mortes por acidentes de trânsito e 60 mil homicídios por causa do consumo de álcool.

A violência doméstica, a quebra de vínculos familiares e prejuízos à atividades profissionais e escolas são problemas que surgem em virtude desse consumo. “Dados da Fiocruz apontam que 7,7% dos brasileiros entre 18 e 24 anos consomem drogas e, o percentual de jovens com idade entre 13 e 15 anos que já experimentaram bebida alcoólica subiu em três anos para 5,2%”, apontou o professor para justificar a importância da iniciativa.

Banda Municipal recepciona visitantes/Foto: Assecom

RECEPÇÃO – Após a solenidade, a gestão de Martins recepcionou a comitiva da Universidade com a apresentação da banda de música municipal e com uma visita aos museus da cidade. No Museu Demétrio Lemos, construído em 1989, se encontra exposto um exemplar original do livro “Os Lusíadas”, do poeta português Luiz Vaz de Camões, datada do século XVI, entre outras centenas de peças de valor histórico. No Museu Histórico de Martins, a comitiva conheceu grande parte da cultura e história da cidade, que foi emancipada em 1841, após ser desmembrada de Portalegre.