Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa investe mais de R$ 1,2 milhão em Hiperconvergência de TI

Gestão, Infraestrutura 15 de setembro de 2021. Visualizações: 863. Última modificação: 16/09/2021 16:08:05

Equipamento de TI, um sistema unificado que reúne armazenamento, processamento, rede e gerenciamento de informações/Foto: Assecom

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido já conta com infraestrutura hiperconvergente. O equipamento de Tecnologia da Informação é um sistema unificado que reúne armazenamento, processamento, rede e gerenciamento de informações. O investimento da Universidade com a Hiperconvergência foi superior a R$1,2 milhão.

Professor Judson Gurgel, da Proad/Foto: Assecom

“Mais uma vez, a união de forças entre Sutic e as Pró-Reitorias de Planejamento e Administração conseguiram melhorias significativas para a estrutura de TI da Universidade. É um investimento que além de recuperar a estrutura que estava sobrecarregada com as aulas online, permite a ampliação de serviços e melhoria dos sistemas administrativos e acadêmicos”, pontuou o pró-reitor de administração, professor Judson da Cruz Gurgel.

João Phellipe, da Sutic/Foto: Assecom

O novo equipamento de TI, com três unidades (nós), tem capacidade líquida de 900GB de memória RAM, 70TB de armazenamento de capacidade, 10TB de armazenamento de alta performance (SSD) e 96 CPUs para processamento. O investimento garantirá para os próximos 5 anos o bom andamento das atividades acadêmicas e administrativas. Também foi adquirida a solução em nuvem na qual podemos escalar nossa capacidade de processamento e armazenamento.

 “Para os usuários, a grande vantagem vem em equipamentos novos, com garantia, com maior desempenho, em conjunto com os investimentos de atualização dos sistemas, eles ficarão mais rápidos, com melhor função e muito mais confiáveis”, explicou o superintendente da Sutic, João Phellipe de Freitas Pinto.

O equipamento garantirá para os próximos 5 anos o bom andamento das atividades acadêmicas e administrativas/Foto: Assecom