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Comunicação

Inovação e inclusão social no ensino marcam primeiro ano de gestão

EAD, Ensino, Estudante, Inclusão, Inovação 27 de agosto de 2021. Visualizações: 818. Última modificação: 27/08/2021 18:09:58

Neste primeiro ano de gestão, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) tem alcançado diversas conquistas que reforçam o compromisso da Universidade com a sua comunidade acadêmica e com a sociedade em geral, em tempos nos quais a educação passa por uma reinvenção com os desafios advindos da pandemia.  Neste contexto, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) vem atuando na linha de frente da inovação do ensino na Instituição, exercendo um papel essencial para atender às demandas atuais e consolidar a Ufersa como referência em excelência e qualidade na educação pública superior.

 A pandemia da Covid-19 exigiu um trabalho docente diferenciado, principalmente, no tocante às tecnologias digitais no ensino superior. Tendo em vista superar esses desafios, a Prograd elaborou uma série de capacitações online para aperfeiçoar o desenvolvimento das atividades acadêmicas. “A Prograd preparou vários cursos de capacitação que contribuíram para aproximar os professores e professoras do mundo digital e qualificá-lo(a)s para o uso adequado de ferramentas educacionais digitais”, ressaltou o pró-reitor de Graduação, professor Sueldes de Araújo. Durante este período também foram ofertadas capacitações para técnicos-administrativos de unidades acadêmicas do campus sede.

Dentre os projetos desenvolvidos pela pasta, destaca-se a elaboração do regulamento da graduação da Ufersa, um documento de extrema relevância para o pleno funcionamento dos cursos, constituído por um conjunto de normas que regem os cursos de graduação da Universidade. “Sua importância está no fato de se encontrar, em um só documento, tudo sobre a organização e funcionamento dos cursos de graduação, proporcionando maior segurança e eficiência nas consultas para as tomadas de decisões dos diversos segmentos da comunidade universitária”, explica o pró-reitor. Ressalta-se que também foi constituída a resolução da curricularização e desenvolvidos um plano de trabalho com 20 metas para 2021 e um plano de ação para o combate da evasão estudantil, bem como uma comissão foi composta para discutir a viabilidade do bônus regional.

Mesmo durante a pandemia os eventos não pararam. A Prograd realizou, de forma remota, duas edições do Fórum de Coordenadores de Cursos da Ufersa, a primeira em novembro de 2020 e a segunda em maio de 2021. As ações tiveram como objetivo discutir e compartilhar experiências para conduzir os cursos ao nível de excelência. Outro destaque foi a estruturação interna da pró-reitoria que passou por uma reorganização do organograma e do fluxograma para proporcionar maior eficiência e eficácia dos trabalhos desenvolvidos. O setor também trabalhou para possibilitar uma maior autonomia dos processos administrativos às unidades acadêmicas da Ufersa.

Outro destaque está na implantação da Semana de Avaliação, Planejamento e Formação no calendário acadêmico. De acordo com o pró-reitor de graduação, a implantação desse momento, no calendário acadêmico, proporcionou um momento de reflexão sobre os cursos. “Na prática, uma avaliação do semestre anterior que contribua para o planejamento do semestre seguinte. Algo que não acontecia. Para muitos professores e professoras, foi uma decisão sábia, pois facilitou a aproximação de professore(a)s aos objetivos dos cursos e, consequentemente, a busca pela melhoria da qualidade do ensino na graduação da Ufersa”, pontuou o pró-reitor.

NEaD   – O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) desenvolveu inúmeras ações nestes últimos doze meses, dentre elas, o setor ofertou 250 novas vagas em turmas de Licenciaturas em Computação e em Matemática a distância, 16 disciplinas de férias e reofertou 83 disciplinas na graduação. Na pós-graduação, realizou a abertura de editais com 300 novas vagas em turmas de especialização em Gestão Pública e em Atendimento Educacional Especializado. “Nossa gestão veio trazer um novo olhar para as necessidade dos alunos, em especial para as reofertas e a oferta de disciplinas de férias, com o objetivo de reduzir a retenção dos alunos em pré-requisitos e proporcionar que alunos antigos dos cursos EaD pudessem, finalmente, concluir o seu curso”, concluiu a professora Kátia Cilene da Silva Moura, Coordenadora Geral do Núcleo de Educação a Distância da Ufersa.

Um importante passo foi dado pela Prograd e o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) por meio da constituição da resolução da carga horária da educação a distância no ensino presencial, já aprovada pelo comitê de graduação. Quando implantada, a resolução permitirá que até 40% da carga horária dos cursos presenciais seja ministrada à distância.

Aula magna da primeira turma do curso de Licenciatura em Matemática, do Presídio Federal do Rio Grande do Norte. Imagem: Assecom/Ufersa.

O NEaD também vem se destacando em seu papel social com a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento Penitenciário Nacional que visa contribuir para o processo de reinserção e resgate social de pessoas privadas de liberdade por meio da oferta de cursos de graduação. A primeira turma da iniciativa inovadora no Brasil aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, teve a sua aula magna no último mês de agosto. O curso de Licenciatura em Matemática a Distância, ofertado pelo NEaD pelo sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, está sendo ministrado para 18 internos. Outro acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial já foi firmado com o intuito de atender comunidades localizadas em áreas de difícil acesso por meio da EaD.

Sempre em busca de aprimorar os serviços ofertados pelo Núcleo, foram feitas reestruturações do sistema de produção de material didático e dos processos de seleção de bolsistas, bem como a realização de uma pesquisa sobre dificuldades de aprendizagem dos alunos das licenciaturas a distância da Ufersa nas disciplinas de matemática.

Biblioteca intensifica atendimento virtual – Mesmo sem receber estudantes presencialmente, o Sistema de Bibliotecas da Ufersa não diminuiu o ritmo de trabalho com o atendimento virtual. O esvaziamento presencial possibilitou a direção realizar a manutenção predial, a aquisição de equipamentos e de livros. “Tivemos a ampliação dos serviços virtuais com a garantia da qualidade no atendimento remoto, sempre buscando por inovação em serviços destinados aos usuários das bibliotecas”, afirmou a bibliotecária Vanessa Christiane Alves de Souza, diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade. Foram cerca de 200 ordens de serviços voltadas para a manutenção.

Biblioteca Orlando Teixeira, localizada no campus sede, em Mossoró. Imagem: Assecom/Ufersa.

Quanto à aquisição de livros foram incorporados 500 exemplares ao acervo da biblioteca referente ao ano 2020 e iniciada a compra de 2021 onde aprimorou-se o procedimento de solicitação de livros com criação de formulário online.  Quanto às bibliotecas virtuais houve a ampliação em mais de 6 mil novos títulos. Foram implantados o autodepósito de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, chat para atendimento ao usuário em tempo real e aquisição de sistema de descoberta EDS. Esse sistema permite ao usuário pesquisar com relevância em todo conteúdo da biblioteca simultaneamente como: Catálogo SIGAA, Portal CAPES, Bibliotecas virtuais, BDTD/ repositório, etc.

As comissões de trabalho com Marketing, desenvolvimento, atualização e expansão do acervo e de Repositório Digital são conquistas realizadas. “Além disso, mais de 500 usuários foram capacitados através de treinamentos de normas ABNT, bases de pesquisa, tour virtual e serviços oferecidos pelo SISBI” acrescenta a Bibliotecária Vanessa Souza.