Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa organiza Simpósio da Rede de Recursos Vegetais do Nordeste

Eventos, Pesquisa 16 de julho de 2021. Visualizações: 990. Última modificação: 16/07/2021 17:00:58

Comissão do Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais Nordeste recebe apoio da gestão da Ufersa para a realização do evento que acontecerá no próximo mês de novembro/Foto: Assecom

Depois da Universidade Federal da Paraíba, a UFPB, chegou à vez da Universidade Federal Rural do Semi-Árido organizar o V Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste, o RGV Nordeste, que será realizado no próximo mês de novembro, nos dias 10, 11 e 12. A quinta edição do Simpósio traz o tema: Recursos Genéticos Vegetais: inovação com sustentabilidade. A ideia inicial, informou a professora da Ufersa, Lindomar Maria da Silveira, responsável pela organização do RGV Nordeste, era promover um evento presencial, mas diante do quadro pandêmico da Covid-19, a alternativa foi o formato remoto.

Nesta sexta-feira, 16, a professora Lindomar, juntamente com a professora, Elizângela Cabral, despacharam com a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, para tratar dos preparativos do Simpósio Regional, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos – SBRG que é uma associação civil, sem fins lucrativos, formada por pesquisadores, professores e estudantes universitários do Brasil que atuam na área de Recursos Genéticos animais, vegetais e de microrganismos. A SBRG é filiada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 “A Ufersa dará todas as condições necessárias para a realização desse Simpósio que, apesar de ser de abrangência regional, representa todo o Semiárido Brasileiro”, pontuou Ludimilla demostrando satisfação de a Universidade poder contribuir com a Rede de Recursos Genéticos Vegetais na realização do V Simpósio, um evento que conta com a participação de várias entidades com atuação na região. “Somos a Universidade do Semiárido e essa marca nos credencia em qualquer parte do país e do mundo”, afirmou a reitora ao solicitar o apoio da Pró-Reitora de Extensão e cultura (Proec), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG), da Pró-Reitoria de Planejamento e do Setor de Comunicação na organização do Simpósio.

 Mesmo no formato remoto, o V RGV contará com uma rica programação científica que inclui palestras, mesas redondas, sessões orais e de pôsteres, com apresentações de trabalhos de estudantes, profissionais e pesquisadores de várias cidades do nordeste. “Com o apoio da gestão não vamos medir esforços para um evento de grande projeção cientifica no que se refere ao que aos recursos genéticos vegetais”, garantiu a professora Lindomar Silveira, adiantando que em breve será divulgada a programação, bem como o cronograma para participação do V RGV Nordeste.