Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Docente de Engenharia de Produção, Campus Angicos, publica no Journal of Cleaner Production

Publicações 6 de abril de 2021. Visualizações: 357. Última modificação: 06/04/2021 13:55:20

O docente Thyago Borges publica o artigo intitulado “Development and Validation of a Cleaner Production Measurement Scale” que teve seu aceite e pre-print no periódico internacional Journal of Cleaner Production (7.246 IF no WofS) e estando enquadrada nas áreas de GREEN & SUSTAINABLE SCIENCE & TECHNOLOGY, ENGINEERING, ENVIRONMENTAL e ENVIRONMENTAL SCIENCES.

O docente do curso de Engenharia de Produção, Campus Angicos, tem essa importante contribuição acadêmica, fruto da tese de doutorado concluída em 2020, e que aborda a concepção de uma escala para mensurar o nível de implantação das práticas de Produção mais Limpa (P+L) nas empresas. De acordo com o Prof Thyago, o objetivo consistiu no desenvolvimento de uma escala que pudesse mensurar o nível de implantação das práticas de Produção mais Limpa (P+L) nas empresas.

A abordagem metodológica utilizada para tal fim foi mista, utilizando-se das etapas necessárias para a construção de uma escala, as quais: especificação dos domínios teóricos e definição operacional dos constructos, geração de itens, validação de face, pré-teste e purificação da escala, análise de confiabilidade e validade da escala. Com essa abordagem metodológica foi possível obter uma escala multidimensional da P+L com 25 itens. A escala foi validada em termos de validade de conteúdo, confiabilidade de constructo, validação convergente e validação discriminante.

Ressalta-se a relevância desta em termos teóricos, pois preenche um gap da literatura ao desenvolver uma escala seguindo procedimentos científicos rigorosos e robustos. Relevância também apontada em termos práticos, pois a partir do desempenho individual em relação a P+L de cada empresa é possível extrair informações que orientem ações preventivas e/ou corretivas para a melhoria das ações ambientais dessas organizações. Assim como é possível a utilização dessa escala como uma ferramenta de benchmarking entre empresas do mesmo setor e de setores distintos.