Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa adere à Campanha para equipar Ala Infanto-Juvenil da Liga

Responsabilidade Social, Servidor 9 de março de 2021. Visualizações: 1994. Última modificação: 09/03/2021 09:18:43

Família de Eduardo pretende mobilizar a sociedade para arrecadar recursos e/ou equipamentos para a enfermaria infanto-juvenil da LMECC/Foto: Cedida

Enfrentar uma situação difícil com solidariedade. Esse foi o caminho encontrado pelos pais de Eduarda Maressa, Eduardo Mendonça e Margarida Fernandes, ao descobrir que a filha caçula é portadora de Leucemia Mieloide Crônica (LMC). Eduardo é servidor da Ufersa, lotado na Assessoria de Comunicação.

Casal decidiu enfrentar um problema de saúde promovendo solidariedade/Foto: Passos Júnior

Depois do susto do diagnóstico, a família decidiu retribuir todo o apoio que encontrou na Liga Mossoroense de Estudo e Combate ao Câncer – LMECC, criando uma campanha nas redes sociais para equipar a enfermaria pediátrica da instituição. “Quando passamos por uma situação difícil, percebemos também as dificuldades”, afirma Margarida ao justificar a Campanha “Se Liga na Liga”. Segundo ela, diante de um diagnóstico de câncer é a Liga que chega primeiro com a velocidade que o tratamento exige.

O trabalho com a Campanha envolve todos os integrantes da família que tem experiência com o audiovisual. O pai ficou responsável pela captação das imagens, a mãe pelos roteiros, o irmão pela edição dos vídeos e identidade visual da campanha e, a irmã mais velha pela divulgação. A Campanha traz a própria Eduarda Maressa como garota propaganda. A adolescente que é atriz, inclusive, com participação em espetáculos teatrais em Mossoró, como por exemplo, o Auto de Santa Luzia. É ela também quem administra a Campanha no Instagram. “É um tratamento longo e esse trabalho tem ocupado o tempo dela”. A mãe conta que ela faz questão de responder as demandas que chegam sobre a campanha, bem como sobre o tratamento.

A Campanha “Se Liga na Liga LMECC” pretende mobilizar a sociedade para arrecadar recursos e/ou equipamentos para a enfermaria infanto-juvenil da LMECC. Atualmente, os adolescentes diagnosticados com câncer ocupam a mesma enfermaria das crianças, na ala pediátrica. O prédio dispõe de três espaços para a instalação de enfermarias para pacientes adolescentes, porém, precisam  ser equipados. Daí, a necessidade de mobilizar o maior número de pessoas possíveis. O tratamento de Eduarda Maressa tem previsão de 6 a 24 meses, estando atualmente no quarto mês e reagindo bem.

Reitora Ludimilla Oliveira anunciou que a Ufersa vai aderir a Campanha Se Liga na Liga LMECC promovida pela família do servidor/Foto: Passos Júnior

ADESÃO – Nesse sentido, a família decidiu solicitar apoio institucional da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O contato foi feito direto com a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira, que recebeu a família do servidor e de imediato confirmou a adesão da Campanha, que passará a contar com ampla divulgação nas redes sociais da Universidade. “Vamos mobilizar toda a comunidade acadêmica para a campanha “se Liga na Liga LMECC” com o objetivo de realizar as melhorias necessárias”, afirmou a reitora.

A professora Ludimilla Oliveira garantiu ainda que a Universidade irá elaborar o projeto de ambientação do novo espaço. “A Ufersa vai acompanhar todo o trabalho até que a nova enfermaria seja concluída”, afirmou. Outra ideia é envolver a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e a Fundação Guimarães Duque na campanha.

A CAMPANHA – Lançada há 15 dias, a campanha “Se Ligue na Liga LMECC” – @seliguenaligalmecc – já conquista adesões. As doações podem ser feitas via Pix, a chave do pix é o CNPJ da Liga: 04.026.039/0001-39, ou para a conta do Banco do Brasil, Agência: 4.687-6, Conta Corrente: 8.343-7, em nome da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer. Essa conta é específica para as campanhas da Liga.

Os recursos arrecadados serão destinados para a aquisição de equipamentos hospitalares como: bombas de infusão, bombas de seringas, camas hospitalares, escadas, suportes para soro, além de mobílias como: cadeiras e sofás para acompanhantes, mesas de cabeceira, televisores, frigobares e centrais de ar.

Para as pessoas que aderem à campanha Margarida Fernandes lembra que “quando se investe na Liga, estamos investindo em nós mesmo, pois qualquer pessoa pode precisar algum dia”. A LMECC atende 64 municípios das Regiões Oeste e Seridó, além de municípios de estados circunvizinhos.