Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa promove curso de Redação Oficial para público interno e externo

Extensão 18 de fevereiro de 2021. Visualizações: 3291. Última modificação: 02/03/2021 14:40:02

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por meio do Campus Caraúbas, vai oferecer curso de Redação Oficial. A formação é totalmente gratuita, com 250 vagas, e será ministrada pelo professor Luiz Eduardo da Silva Andrade, do Departamento de Ciência e Tecnologia do Campus Caraúbas. As inscrições serão abertas de 01/03/2021 a 12/03/2021 no módulo de Extensão do Sigaa. O curso de Redação Oficial será ofertado pela plataforma Google Meet, com 6 encontros programados, sempre às terças-feiras, às 19h, iniciando em 06/04 até 09/05. O curso é aberto para toda comunidade acadêmica da Ufersa (discentes, docentes e técnicos-administrativos), bem como público externo, sendo uma ação de extensão do Departamento do Ciência e Tecnologia do Campus Caraúbas, com emissão de certificado de 40h.

A edição de 2020 teve participantes de todas as regiões do país, incluindo vários estados do Nordeste – Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco e Sergipe –, como também do Amazonas, Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina. Incluindo maciça participação de servidores da Ufersa, bem como participantes de entidades públicas, ONGs e entidades privadas como PGE/RJ, Ibama, Emater/RN escolas estaduais, municipais, prefeituras, Correios, hospitais, universidades e institutos federais e estaduais, escritórios de advocacia, OAB, universidades e escolas privadas.

Prof. Luiz Eduardo Andrade, idealizador e ministrante do curso. Foto: Cedida.

REDAÇÃO OFICIAL – O curso tem o intuito de apresentar os princípios e atributos da redação oficial conforme as orientações do Manual de redação da Presidência da República. “Esse conhecimento é imprescindível a todo e qualquer profissional ligado a algum tipo de serviço público, seja da administração pública ou entidade privada”, adianta o professor Luiz Eduardo da Silva Andrade, idealizador e ministrante do curso, adiantando que a proposta é “o aprimoramento de profissionais das mais variadas esferas do trabalho”.

Durante os encontros serão abordados os temas: Atributos da redação oficial: clareza e precisão, objetividade, concisão, coerência, impessoalidade, formalidade e padronização (1º); Aspectos formais: emprego de pronomes de tratamento, vocativo, endereçamento, fecho e identificação do signatário (2º); Padrão ofício: diagramação (formatação textual), memorando (comunicação interna), ofício, e-mail – finalidade, valor documental, recomendações (3º) e, no encontro (4º): Elementos de ortografia e gramática: imprecisões vocabulares mais comuns na escrita oficial, problemas de sintaxe, pontuação.

O professor Luiz Eduardo Andrade é doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UFMG, e é servidor efetivo do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Campus Caraúbas da Ufersa, ministrando a disciplina de Análise e Expressão Textual.