Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Inscrições abertas para o Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais na Ufersa

Pós-graduação, Processos Seletivos 27 de janeiro de 2021. Visualizações: 2736. Última modificação: 27/01/2021 09:59:44

Estão abertas as inscrições do processo seletivo de discentes para o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPgCEM) da Ufersa. Ao todo, estão sendo ofertadas 24 vagas de Mestrado para profissionais de nível superior formados em cursos de graduação nas áreas de ciências biológicas, saúde, exatas e da terra, agrárias e engenharias. Do total de vagas, três serão reservadas para servidores da Ufersa. As inscrições para o processo seletivo serão realizadas a partir desta quarta-feira, 27 de janeiro, até dia 14 de fevereiro de 2021. O processo de seleção dos candidatos constará das seguintes etapas: Primeira etapa (Análise do Histórico Escolar da Graduação) e Segunda etapa (Análise curricular e Verificação Documental). Clique AQUI para acessar o edital e o link de inscrição.

Sobre o PPgCEM – O Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Ufersa atende demandas existentes na região do semiárido em instituições de ensino (universidades e escolas), área industrial (agricultura, exploração mineral, comercialização, manuseio e transporte de produtos agrícolas etc) além de serviços de assessoria em avaliação/certificação do impacto ambiental de projetos, elaboração de projetos, dentre outros. É o único programa na área das engenharias (excetuando engenharia agrícola) dentro de um círculo de 250 km de raio. Além dos engenheiros, o PgCEM conta como público-alvo os profissionais de nível superior dos cursos de graduação de ciências biológicas, saúde, exatas e da terra, agrárias formados no país e/ou no exterior .

O corpo docentes do programa é constituído, em sua maioria, por professores recém doutores oriundos de universidades do Brasil e do mundo que possuem colaborações com diferentes grupos de pesquisas e três pesquisadores sênior que possuem uma vasta experiência no desenvolvimento de trabalhos científicos.

Para o desenvolvimento das pesquisas, o PGCEM possui os laboratórios de Plasma (LABPLASMA), difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura, modelagem molecular, síntese e caracterização de materiais magnéticos entre outros.

Os mestres em ciência e engenharia de materiais egressos do PPgCEM possuirão um perfil multidisciplinar com sólidos conhecimentos teóricos e/ou tecnológicos, capazes de fazer associações dos conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis, para soluções de sustentabilidade do semiárido.