Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa promove curso de formação para gestores da Universidade

Capacitação, Servidor 13 de janeiro de 2021. Visualizações: 2413. Última modificação: 13/01/2021 17:53:29

Gestores de unidades da Universidade Federal Rural do Semi-Árido vão participar a partir desta quinta-feira, 14 de janeiro, de Curso de Formação de Gestores Públicos, In Company, promovido pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Nessa primeira turma estão sendo contemplados 60 servidores entre docentes e técnico-administrativos. O curso, que será realizado na modalidade EAD Híbrido, prosseguirá até 09 de junho de 2021. A realização é da Ufersa em parceria com o Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública – IBEGESP.

Segundo a pró-reitora de gestão de pessoas da Ufersa, Raiane Palhano, a proposta é formar profissionais para atuarem nas diversas áreas da Administração Pública a partir de uma visão sistêmica do fazer público e assim auxiliar no preparo da equipe gestora da Universidade para liderar as suas equipes e executar as metas traçadas para o Plano de Desenvolvimento Institucional – 2021/2025.

Raiane Palhano/Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da Ufersa/Foto: Assecom

O curso de formação engloba 10 módulos nas seguintes áreas temáticas: Administração Pública e Direito Administrativo: Noções Fundamentais; Gestão, Comunicação, Pessoas e Resultados; Direito do Trabalho na Administração Pública; Lei 13.303/16: Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos; Planejamento Estratégico no Setor Público; PPA, LDO e LOA: Gestão e Transparência; Administração e Finanças: Execução Orçamentária; Compras Públicas: Planejamento e Procedimentos; Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos e, Parcerias na Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil.

A pró-reitora explica que para essa primeira turma a Universidade priorizou os servidores que estão ocupando cargos de direção com função de gestão. “A nossa proposta contida do Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI, é ofertar uma turma por ano, então, que não foi contemplado dessa vez em virtude do limite de 60 vagas poderá ser incluído na segunda turma”, afirmou Raiane Palhano.

A pró-reitora explicou ainda que o curso será EAD Híbrido com aulas autoinstrucionais. “O aluno recebe o material na plataforma personalizada, e estuda o conteúdo antes da aula de acordo com o ritmo de aprendizagem e disponibilidade de tempo”. Durante toda a formação há acompanhamento de um tutor. A Plataforma é do IBGESP. “O curso foi criado especificamente para a Ufersa, tendo sido realizado diagnostico com os gestores das necessidades para que o curso fosse planejado”, concluiu Raiane Palhano.