Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Evento internacional na Ufersa premiará as melhores ideias para uso racional da água

Eventos 12 de janeiro de 2021. Visualizações: 3366. Última modificação: 03/03/2021 16:28:00

A água é um elemento importante para o desenvolvimento social do Semiárido | Foto: Arquivo/Assecom/Ufersa

O grupo de pesquisa “Sistema de Gerenciamento e Efetividade da Conservação da Água” da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (SIGECA/UFERSA) no âmbito do projeto “Diretrizes para Elaboração de um Plano de Uso Racional da Água” (DEPURA) realizará em 22 e 23 de março de 2021 a primeira edição do Workshop Internacional Uso Racional da Água para celebrar o Dia Mundial da Água, promover o diálogo sobre segurança hídrica como direito universal e, ainda, reconhecer e premiar ideias e boas práticas que contribuam para a conservação dos recursos hídricos. Confira AQUI o vídeo.

O workshop será realizado pelo SIGECA/UFERSA e pela Universidade Católica de Córdoba, Argentina. O evento premiará as melhores ideias e práticas que contribuem para a gestão sustentável da água por meio da publicação do edital desafio #Uso racional da água em duas categorias – Pesquisa e Inovação Tecnológica e Educação. Para concorrer, os estudantes devem preencher os formulários de inscrição e submeter os seus projetos ao DEPURA/SIGEGA até às 18h do dia 09 de fevereiro de 2021, conforme regulamento postado abaixo.

Segundo a professora Maria Josicleide Guedes, líder do SIGECA e coordenadora geral do Workshop, os vencedores deste desafio serão anunciados em cerimônia de premiação ao final do Workshop. Além disso, os 10 finalistas terão seus projetos publicados em edição especial do Dia Mundial da Água da Revista Informação em Cultura da Edufersa. Os três vencedores de cada categoria receberão premiações diversas (um mil reais em espécie para os primeiros colocados, troféu, certificado, livros, mochilas personalizadas e camisetas).

Ainda sobre o evento, o tema central é a “Segurança hídrica para o desenvolvimento sustentável”, cuja discussão ocorrerá em conferências, trocas de experiências e painéis com a participação de representantes de instituições nacionais (USP, UFBA, UNICAMP, UFCG, IFPB, UFERSA e CAERN) e internacionais (US Salinity Laboratory – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Universidade Católica de Córdoba – Argentina e Instituto Patagônico de Estudos dos Ecossistemas continentais – IPEEC/CONICET, Argentina). Na programação transversal, teremos momentos culturais, além de cursos online oferecidos pela Agência Nacional da Água (ANA) -Veja detalhes da programação preliminar.

Serviço –

O evento será inteiramente gratuito e online e as inscrições estão abertas até 20 de março de 2021 no SIGAA/UFERSA. Acesse Aqui a página do SIGAA e confira os seguintes documentos:

Programação;
Regulamento do Desafio;
Formulário do Desafio Depura – Anexo I;
Baixe pelo Google Drive (Regulamento e Formulário do Desafio).

Data comemorativa –

A segurança hídrica é essencial para o desenvolvimento e o futuro da humanidade. Em 1992, a Organização das Nações Unidas decretou 22 de março de cada ano, o Dia Mundial da Água. É o dia da consciência sobre a importância de conservar, preservar e proteger os recursos hídricos por meio de atividades que permitam a reflexão sobre o significado e a importância da água para a vida terrestre.