Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Hospital Veterinário retoma atividades beneficiando residentes e sociedade

Gestão, Pós-graduação, Responsabilidade Social, Saúde 11 de janeiro de 2021. Visualizações: 2681. Última modificação: 11/01/2021 12:48:08

Sushi, um gato persa que tem suspeita de câncer vai retomar tratamento com a abertura do Hospital Veterinário/Foto: Assecom/Ufersa

Há 10 meses sem atender nenhum animal, o Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Hovet) retomou as atividades nesta segunda-feira, 11. Com a pandemia do novo Coronavírus a unidade ficou sem funcionar. O retorno mesmo sendo de forma gradual beneficia estudantes residentes que precisam da prática médica, bem como a população que não tem como pagar pelo serviço clínico e cirúrgico que é oferecido pela rede particular.

Esse é o caso da residente em anestesiologia, Larissa Alves, que necessita do conhecimento prático para concluir a especialização. “Estou muito feliz com o compromisso da gestão da Universidade para com a reabertura do hospital para que os residentes possam complementar os muitos dias de estudos com a prática médica veterinária”, expressou a residente da Ufersa.

O atendimento é feito por veterinários residentes/Foto: Assecom/Ufersa

Para o diretor do Hovet, Klívio Tomaz, desde o mês de setembro, como o início da nova gestão, a direção do hospital vem dialogando a reitoria e a Pró-Reitoria de pós-graduação para a reabertura da unidade haja vista a necessidade dos residentes. “Precisamos ampliar o atendimento, inclusive, adotando o horário corrido. A meta é abrir a prática veterinária também para os estudantes de graduação o mais breve possível”, adiantou o diretor.

Essa angustia é compreendida pela pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, professora Débora Façanha, que demostrou muita satisfação ao concretizar a primeira etapa de reabertura do Hovet. “Sabemos da importância do Hospital Veterinário no contexto da saúde pública de Mossoró e Região, bem como para os nossos residentes. É impossível concluir uma especialização de forma remota”, reconheceu.

Na ocasião, a professora exaltou todo o apoio da gestão para que o hospital retomasse as atividades e não prejudicar os futuros especialistas. Ao todo, são 20 médicos veterinários cursando residência na Ufersa. O atendimento vem sem realizado obedecendo todos os protocolos contidos no Plano de Biossegurança da Ufersa para enfrentar a pandemia do Covid-19.

Rosilene, protetora voluntária, ficou aliviada com a reabertura do Hovet/Foto: Assecom/Ufersa

ATENDIMENTO – No primeiro dia de reabertura seis animais receberam atendimento no Hospital Veterinário da Universidade. Um alívio para a protetora independente de animais, Rosilene Medeiros Batista, que mantem em sua residência 24 cães e cinco gatos. “Nesse período dois animais morreram, eu estava me virando com a ajuda de algumas pessoas, más numa loucura só. Aqui sempre fui muito bem atendida”, afirmou. Há cinco anos Rosilene resgata animais das ruas.

Matheus Nícolas aproveitou a reabertura do Hovet para consultar a cadela Mel que sofre de neoplasia (câncer de mama). A mesma foi resgatada no início da pandemia após ser abandonada pelo antigo dono. A cadela já passou por uma cirurgia que tirou um tumor de mais de dois quilos que agora ressurgiu. “Tenho outros animais que já foram muito bem atendidos aqui”, afirmou com a esperança de conseguir uma nova cirurgia para Mel.

Matheus aproveitou a reabertura para consultar Mel/Foto: Assecom/Ufersa

Entre os pacientes um felino, o Sushi, um gato persa que tem suspeita de câncer. Segundo Bianca Campos Silvestre, o animal havia iniciado o tratamento no Hovet antes da pandemia que agora será retomado. “Ele faz tomou medicação, já fez ultrassom e agora a indicação é uma biopsia”, afirmou. A senhora disse surpresa com atendimento recebido no Hovet. “Encontrei muita atenção e profissionalismo por parte dos profissionais e dos residentes da Ufersa”, admitiu. Veja AQUI como agendar uma consulta no Hovet/Ufersa. Para animais silvestres e grandes animais não é preciso de agendamento.

 

Equipe do Hospital Veterinário retomou as atividades de forma gradual e com todas as normas de biossegurança/Foto: Assecom/Ufersa

Residentes de Medicina Veterinária
Gestão da Universidade dá boas vindas aos profissionais e residentes da Ufersa
Gestão da Universidade dá boas vindas aos profissionais e residentes da Ufersa
Gestores da Ufersa e Hovet
Atendimento a animais silvestres
Atendimento a Animais ide grande porte
Consulta Veterinária
Gato Sushi
Rosilene, protetora de animais
Animais de grande porte
Equipe do Hovet
Cadela Mel