Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa publica Portaria para Colação de Grau Remota

Ensino, Estudante 7 de janeiro de 2021. Visualizações: 3936. Última modificação: 08/01/2021 13:50:07

A exemplo do semestre suplementar, a solenidade de Colação de Grau dos concluintes 2020.1 será no formato online/Foto: Assecom Arquivo

Na próxima segunda-feira, 11 de janeiro, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido estará realizando de forma remota a solenidade de Colação de Grau dos cursos de graduação turmas 2020.1 e dos cursos de graduação EaD 2020.2. Ao todo, são 390 novos profissionais que estão aptos para ingressar no mercado de trabalho. Entre os concluintes 221 são do Campus Sede, em Mossoró; 52 da Ufersa Angicos; 59 do Campus Caraúbas e, 52 da Ufersa Pau dos Ferros. Dos cursos de EaD são 06 formandos. Confira AQUI a relação dos formandos por curso.

Para disciplinar a solenidade, a reitora da Ufersa professora Ludimilla Oliveira decretou Portaria com as normas e procedimentos referentes à Colação de Grau que devido à pandemia do novo Coronavírus não poderá ser de forma presencial. O formato remoto vai acontecer em caráter excepcional enquanto durar a pandemia do Covid-19, bem como a suspensão das atividades acadêmicas presenciais para se evitar aglomeração de pessoas.

A outorga de grau, dado pela reitora, é o ato oficial da Universidade por meio do qual o estudante formando é investido na posse do grau acadêmico a que tiver direito por haver integralizado o currículo do respectivo curso de graduação. Os alunos aptos a colarem grau terão seus nomes publicados nas listas de colação de grau, divulgadas pela Divisão de Registro Acadêmico no site da Ufersa. Durante a Cerimônia de colação de grau, os alunos não estarão presentes nas dependências da Instituição.

Portaria traz as normas para solenidade de Colação de Grau online/Foto: Arquivo Assecom

A Cerimônia de colação de grau será realizada na Sala dos Conselhos da Reitoria, de acesso restrito e transmitida ao vivo através do canal oficial da Universidade “TV UFERSA” na plataforma virtual “Youtube”, cujo link estará disponível no site da Instituição. Na descrição do evento no canal do “Youtube”, será disponibilizado um link para confirmação da presença do aluno, que direcionará para um formulário.

Ainda pela Portaria apenas será considerado presente na Cerimônia virtual de colação de grau o aluno concluinte que preencher o referido formulário eletrônico durante a Cerimônia.

Excepcionalmente estarão presencialmente na Cerimônia de Colação de Grau apenas a Reitora e o Vice-Reitor; o Pró-Reitor de Graduação; os Diretores de Centro; o Paraninfo Geral das Turmas; um aluno de cada Campus; um casal de pais de um aluno, indicado pelo Cerimonial, representando todos os pais. Os participantes deverão utilizar vestes talares. Quantos aos formandos as vestes talares serão facultativas para os concluintes que participarão da Cerimônia de forma virtual.

Ainda de acordo com a Portaria, dentre as autoridades presentes, utilizarão a palavra para discursos apenas a Reitora e o Paraninfo Geral das Turmas. Também será escolhido entre os alunos representantes de cada campus um discente que será o orador, um juramentista e um aluno que solicitará a outorga do grau. Durante a Cerimônia, os alunos representantes deverão abster-se de realizar atos que possam importar em ofensa e desrespeito aos demais integrantes da comunidade acadêmica, assim como protestos de qualquer natureza, consoante determinação do art. 254, inciso IV, e 268, inciso VI, do Regimento da Ufersa.

Em caso de protestos ou atos de desrespeito para com os integrantes da Cerimônia, a participação do discente será suspensa, podendo ser instaurado procedimento apuratório que poderá culminar em aplicação de pena de advertência, suspensão ou desvinculação da Instituição, conforme determina o art. 269 do Regimento.  Confira AQUI a Portaria na íntegra.