Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Hospital Veterinário inicia sexta-feira agendamento de consulta para cães e gatos

Ensino, Gestão, Saúde, Serviços 6 de janeiro de 2021. Visualizações: 4246. Última modificação: 06/01/2021 08:39:42

Os proprietários de animais devem agendar a consulta apenas nas sextas-feiras, a partir das 8h da manhã, pelo telefone: 3317-8310/Foto: Cedida

Dentro dos preparativos para a retomada das atividades do Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Hovet, marcado para a próxima segunda-feira, 11 de janeiro, a direção do Hovet abre nessa sexta-feira, dia 8, o agendamento para consulta de animais (cães e gatos). O agendamento será feito exclusivamente por telefone através do número: 3317-8310. Semanalmente serão marcadas 30 consultas, sendo 6 atendimentos diários. A linha para marcação da consulta será liberada a partir das 8h da manhã, sendo bloqueada ao completar o quantitativo estipulado de 30 consultas. “Cada pessoa poderá levar apenas um animal”, frisou o diretor do Hovet, o médico veterinário Klívio Tomaz. Nesse primeiro momento o Hovet irá funcionar em horário corrido das 7 às 13h.

O diretor frisa ainda que não adianta se dirigir ao hospital sem que a consulta esteja marcada. “Para um maior controle será necessário que o proprietário do animal informe no ato do agendamento o número de um documento de identificação (RG ou CPF)”, complementou Klívio. Esse atendimento agendado é exclusivo para cães e gatos. Já animais de grande porte e/ou animais silvestre não há necessidade de agendar. Outro ponto a ser ressaltado é que os agendamentos serão feitos sempre nas sextas-feiras, para o atendimento na semana subsequente. O médico veterinário ressalta ainda que o Hovet não faz castração eletiva de animais.

A decisão para a abertura foi tomada pela reitora, professora Ludimilla Oliveira, após reunião realizada no mês passado com a equipe do Hospital Veterinário da Ufersa. “A Universidade continuará com o ensino remoto, embora, em alguns momentos, devemos utilizar o sistema híbrido para não prejudicar os estudantes, como é o caso do hospital veterinário”, justificou.

Os profissionais vão estar cumprindo todas as normas de biossegurança para o Covid-19/Foto: Cedida

PREPARAÇÃO – Para o retorno das atividades do Hovet a Universidade, por meio da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, tomou todas as providências para a retomada das atividades de forma gradual e segura. “Todos os profissionais que vão atender no Hospital Veterinário a partir do dia 11 de janeiro testaram negativo contra o Covid-19”, afirmou médico veterinário, João Marcelo, integrante Comissão Especial de Emergência do Covid-19. Além disso, a equipe participou de capacitações virtuais e durante essa semana estão realizando treinamento prático.

O atendimento vai seguir todas as normas estabelecidas no Protocolo de Biossegurança instituído pela Ufersa. O uso de máscara será obrigatório em todas as dependências, bem como o distanciamento de no mínimo 1,5 metro entre as pessoas. A temperatura será aferida e a higienização das mãos com álcool em gel 70%. O produto estará disponível no totem com pedaleira.

Com a normatização não serão permitidas crianças, idosos, gestantes e pacientes crônicos nas dependências do hospital. Os internamentos só com encaminhamento após a consulta do animal. Outra recomendação é para que os tutores dos animais aguardem na área externa do hospital antes e durante a consulta. Portanto, obrigatoriamente, não será permitida a presença deles dentro do hospital. Os animais só terão acesso às dependências do hospital com focinheiras e/ou caixa de transporte e, por último, caso não seja possível à realização das medidas de biossegurança, o animal será encaminhado para atendimento privado.

Hovet Biossegurança
Hovet Biossegurança
Hovet Biossegurança
Hovet Biossegurança
Hovet Biossegurança
Hovet Biossegurança
Hovet Biossegurança
Hovet Biossegurança
Hovet Biossegurança