Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa se une ao Instituto Sagres na organização do Fórum do Semiárido

Eventos, Extensão 5 de novembro de 2020. Visualizações: 1046. Última modificação: 05/11/2020 21:07:56

Reitora Ludimilla com representantes do Instituto Sagres/Foto: Cedida

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido se une ao Instituto Sagres – Política e Gestão Estratégica Aplicadas na organização do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020, que acontecerá de 3 a 5 de dezembro, em Mossoró. Nesta quinta-feira, 06, a reitora da Ufersa professora, Ludimilla Oliveira, se reuniu com a presidenta do Instituto Sagres, Verônica Korílio, e com o diretor de Segurança e Defesa, General Ridauto Lúcio. O encontro aconteceu na Sede do Sagres, em Brasília.

O segundo dia do Fórum vai acontecer completamente nas dependências da Universidade – Auditório Amâncio Ramalho e Salas de Aula. Inclusive, com a participação de pesquisadores da instituição mediando debates da programação. “Um evento importante para Ufersa que trará para o debate 13 eixos temáticos diretamente relacionados com o desenvolvimento e a convivência com o semiárido”, pontuou a reitora. A Codevasf também participa da organização do Fórum.

A proposta do Fórum  é traçar o Plano de Desenvolvimento do Semiárido,  baseado no planejamento, na intervenção humana e hídrica, parcerias e muita tecnologia,  para transformá-lo na nova fronteira do agro no Brasil, um celeiro de oportunidades em ascensão. Serão 2 dias de debates e discussões sobre os 13 Eixos Temáticos selecionados: Recursos Hídricos, Energia, Agronegócio, Mercado, Relações Exteriores (comércio), Recursos Minerais, Segurança – Jurídica e Fundiária, Educação – Capacitação Turismo, Transporte e Logística, Novas tecnologias e Inovação, Comunicação -TI e Meio Ambiente.

Ao final das discussões, com a participação de todos agentes públicos, privados e da sociedade, será consolidado um documento final, para que a Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido possa trabalhar na tramitação, no Congresso Nacional, de um Projeto de Lei indicando novas condições para o desenvolvimento da região. Mais informações:  www.semiaridobrasil.com.br