Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa trabalha na atualização do PDI

Gestão 27 de outubro de 2020. Visualizações: 1735. Última modificação: 27/10/2020 16:10:44

O que a Universidade Federal Rural do Semi-Árido almeja para os próximos cinco anos? Essa resposta estará em breve no Plano de Desenvolvimento Institucional 2021 a 2025 que a Ufersa, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento, executa ouvindo todos os segmentos da instituição. A atualização do PDI se faz necessária para o norteamento das ações institucionais no próximo quinquênio, sendo obrigatório para as Instituições de Ensino Superior do país.

“O trabalho é iniciado com um diagnóstico da situação atual, através da avaliação dos resultados do PDI anterior e dos resultados obtidos em avaliações institucionais e em rankings nacionais e internacionais” explica o pró-reitor adjunto de planejamento e presidente da Comissão de Atualização do PDI, Júlio Cesar Rodrigues de Sousa. A partir da análise dos resultados alcançados, serão traçadas as metas e as estratégias para se atingir uma situação futura desejada, e dessa forma, alavancar os resultados educacionais em diferentes dimensões: ensino, pesquisa, extensão, inovação, internacionalização e assistência estudantil.

Júlio César, Pte da Comissão do PDI 2021-2025

Júlio César revela que a Ufersa obteve um importante avanço ao passar a compor o ranking do The World University Ranking, onde foram avaliadas 1.527 universidades de diferentes países. Contudo, observa-se que a Ufersa ficou à frente de apenas seis universidades dentre todas as instituições ranqueadas. “Existe um enorme potencial para melhoria dos nossos resultados educacionais, espera-se que com a atualização do PDI e o monitoramento contínuo da execução dos programas, projetos e ações institucionais e, principalmente, com a gestão eficiente de recursos públicos, a Universidade possa construir as bases necessárias para, no médio prazo, figurar entre as 500 melhores universidades do mundo”, acredita.

A coordenadora executiva da atualização do documento, Rafaela Fonseca, explica que o novo PDI da Ufersa vem sendo elaborado de forma participativa, inclusive, com a colaboração dos gestores das unidades administrativas, integrando suas percepções à gestão superior da universidade. “A equipe da Divisão de Planejamento, Avaliação Institucional e Governança está propondo estratégias para incorporar os anseios da comunidade acadêmica, buscando identificar alternativas para superar os desafios de gestão apresentados pelas 26 unidades organizacionais da Ufersa” adiantou Rafaela. Para a elaboração do novo PDI foram designadas por meio de Portaria 46 representantes das unidades acadêmicas.

Metodologicamente, estão sendo realizadas reuniões de trabalho entre a Diretoria de Planejamento e as lideranças das pró-reitorias, superintendências, centros e demais unidades acadêmicas, com vistas a fomentar o debate sobre as políticas de planejamento institucional e a apresentação das diretrizes para a condução interna dos trabalhos. “Cada unidade é responsável pela construção de um texto com uma abordagem sobre suas políticas, programas e planos internos ou em fase em implementação e que ilustrem os principais benefícios e resultados gerados pela Instituição para toda a sociedade” frisou.

Rafaela Fonseca, Coordenadora executiva do PDI 2021-2025/ Foto: Cedida

Além disso, as diversas unidades organizacionais foram orientadas a fomentar debates internos para a formulação de suas proposições estratégicas na busca de superar os desafios identificados na gestão universitária. “Cada unidade poderá propor, ainda, até três projetos estratégicos, os quais serão alinhados com os objetivos estratégicos institucionais a serem fixados para o período”, frisa a coordenadora. As proposições e os projetos estratégicos apresentados pelas unidades organizacionais serão analisados na fase de elaboração do planejamento estratégico institucional, momento em que serão sistematizadas as informações coletadas, elaborados os Planos de Metas e o Portfólio de Projetos Estratégicos da Ufersa.

Para propiciar a execução dos projetos que comporão o portfólio de projetos da Universidade, a Pró-Reitoria de Planejamento empregará duas principais ações estratégicas: a alocação de recursos financeiros oriundos de receitas próprias e do fundo patrimonial, cuja criação será proposta ao Conselho Universitário; além da captação de receitas extraorçamentárias, através de Termos de Execução Descentralizadas, editais e chamadas públicas, cujas oportunidades serão identificadas pelo novo Escritório de Projetos que será criado na estrutura da Diretoria de planejamento. A Ufersa tem até o dia 31 de dezembro para concluir a atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Daí, a importância de toda a comunidade acadêmica se envolver e colaborar com a construção do novo PDI da Ufersa, sendo que a participação será propiciada em dois momentos distintos. Em um primeiro momento, os docentes e servidores técnico-administrativos, bem como os discentes da Instituição, poderão participar da discussão interna promovida pelas unidades organizacionais, diretamente ou por meio de seus representantes eleitos, de acordo com a diretriz de cada unidade. Posteriormente, no período de 30 de novembro a 6 de dezembro de 2020, será aberta a consulta à comunidade acadêmica, na qual toda a comunidade poderá oferecer as suas contribuições ao planejamento estratégico da Universidade.

“A importância desse planejamento é melhorar os resultados educacionais da Universidade e a sua classificação nos rankings universitários”, justifica Júlio César. Além de criar as condições necessárias para fomentar a articulação interna dos diversos grupos de pesquisa em ações interdisciplinares e transversais para a busca de soluções que geram impactos sociais significativos para o desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro e para preservação do bioma Caatinga. “Embora os desafios sejam enormes, acredita-se que a força do conjunto poderá ser o verdadeiro diferencial para o alcance dos resultados almejados”, conclui o pró-reitor adjunto de planejamento.