Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Engenharia civil em Mossoró tem conceito máximo e cursos das agrárias se destacam no Enade

Ensino, Estudante 21 de outubro de 2020. Visualizações: 2329. Última modificação: 22/10/2020 09:07:01

Dos 17 cursos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido avaliados pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o curso de Engenharia Civil do Campus Mossoró obteve Conceito 5, a maior nota do Enade. Outros destaques foram para os cursos da área das Ciências Agrárias – Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia – que obtiveram Conceito 4, bem como Engenharia Civil – Campus Pau dos Ferros, Engenharia de Produção – Campus Mossoró e Engenharia Ambiental e Sanitária – Campus Pau dos Ferros com a segunda maior nota do Enade (4). O resultado do Exame foi divulgado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep.

O Conceito Enade tem pontuação de 1 a 5 e quanto maior for à pontuação melhor é a avaliação do curso. Na Ufersa um curso obteve Conceito 5 (Engenharia Civil Campus Mossoró); seis cursos com Conceito 4 (Medicina Veterinária, Agronomia, Zootecnia, Engenharia Civil – Campus Pau dos Ferros, Engenharia de Produção – Campus Mossoró e Engenharia Ambiental e Sanitária – Campus Pau dos Ferros); nove cursos com Conceito 3 (Engenharia Civil – Campus Angicos, Engenharia Civil – Campus Caraúbas, Engenharia Elétrica – Campus Caraúbas, Engenharia Elétrica – Campus Mossoró, Engenharia Mecânica – Campus Mossoró, Engenharia Química – Campus Mossoró,  Engenharia de Computação – Campus Pau dos Ferros, Engenharia de Produção – Campus Angicos, e Engenharia Florestal – Campus Mossoró) e um curso com Conceito 2 (Engenharia Mecânica de Caraúbas).

Profa. Ludimilla Oliveira/Reitora

“Temos a honra de parabenizar o curso de Engenharia Civil pela excelência acadêmica com nota 05. O impacto do resultado apresenta o compromisso dos que fazem curso. Aos que com muita qualidade possuem Conceito 4, parabenizamos pelo comprometimento” considerou a reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira. A professora acrescentou ainda que a gestão uma só Ufersa tem a missão da excelência acadêmica pautada no semiárido. “Assumimos o compromisso em fortalecer, estruturar e criar caminhos para integrar a formação acadêmica ao setor produtivo e capacidade  de atuação  profissional  com alto nível”.

Prof. Torres Filho/Foto: Arquivo

Para o coordenador do Centro de Ciências Agrárias, professor Torres Filho, o resultado do Enade é reflexo do trabalho em equipe para melhorar o ensino oferecido pela Universidade. “A Ufersa tem feito um esforço institucional para melhoria da qualidade de Ensino, Pesquisa e Extensão. Essa notícia do conceito quatro para estes cursos coroa este esforço. Gostaria de parabenizar os discentes, docentes e coordenações dos cursos que tem dado uma contribuição enorme para manter a qualidade do ensino nesta Universidade Pública” pontuou.

Quem comemora também é o coordenador do curso de Zootecnia, professor Josemir Gonçalves, uma vez que o curso teve o seu Conceito elevado de 3 para 4. Já Agronomia e Medicina Veterinária mantiveram o Conceito 4. “A coordenação do curso de Zootecnia da Ufersa parabeniza os discentes que se submeteram à prova do Enade  2019, assim como os seus docentes pelo importante resultado alcançado com a elevação do Conceito 4 e a consequente 14ª colocação no ranking nacional e 2ª colocação no ranking  norte-nordeste dos melhores cursos de Zootecnia” frisou. A vice-coordenadora do curso professora, Marcelle Santana de Araújo, compartilha também a mesma opinião do coordenador da graduação em Zootecnia.