O Projeto de Pesquisa Estudo e Desenvolvimento dos Objetos de Aprendizagem em Ciências Exatas e Naturais, coordenado pelo professor da Ufersa Pau dos Ferros, Otávio Paulino Lavor, foi contemplado com uma cota de Bolsa PIBIC do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na área de Educação. O bolsista indicado foi Murilo Carvalho Feitosa, na época, discente do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia no Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros. Durante os doze meses de execução de seu plano de trabalho, o bolsista publicou três artigos em periódicos.
Além disso, o bolsista Murilo Feitosa tem outros três artigos submetidos em periódicos da área de ensino e educação, além de dois artigos completos publicados em evento nacional e mais cinco aceitos a serem publicados em 2020. Hoje, Murilo é discente do Curso de Engenharia Elétrica no Centro de Engenharias. O estudante bolsista do CNPq relata que a princípio teve muitos desafios uma vez que a iniciação científica era algo extremamente novo. “Com o passar do tempo foi se sentindo cada vez mais instigado a pesquisa, visando sempre a execução do plano de trabalho” pontuou.
O discente também ressaltou a importância do trabalho do orientador. “Posso dizer que o meu orientador e professor conduziu bem as atividades em todo processo e me sinto muito orgulhoso pela iniciação científica que mudou completamente a minha vida acadêmica para melhor, me tornando mais experiente e preparado” afirmou. Para o professor orientador, Otávio Lavor, o projeto aprovado busca investigar a inserção de recursos digitais como agentes facilitadores e motivadores no processo de ensino e aprendizagem. Ele também destacou que a produção do estudante é fruto de entusiasmo e disciplina no cumprimento das atividades e que a iniciação científica tem um papel importante na difusão do conhecimento atraindo novos talentos.
Abaixo, segue as publicações do discente Murilo Feitosa:
– Ensino de Circuitos Elétricos com Auxílio de Um Simulador do PhET:
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014
– Ensino de Retas e Planos com Auxílio do Software GeoGebra 3D Mobile: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10042
– O uso do GeoGebra Mobile como Ferramenta Auxiliar no Ensino de Funções Inversas e Logarítmicas: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3952