Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Professora Ludimilla Oliveira é nomeada reitora da Ufersa para os próximos quatro anos

Gestão 22 de agosto de 2020. Visualizações: 12791. Última modificação: 22/08/2020 17:11:37

Professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, nomeada nova reitora da Ufersa

O Diário Oficial da União publicou nesta sexta, dia 21 de agosto, o decreto que traz a nomeação da professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira como a nova reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a partir do dia 30 de agosto de 2020.

Docente desde 2010 e atualmente diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da Ufersa, o CCSAH, Ludimilla vai substituir o reitor José de Arimatea de Matos que está a frente da Universidade desde 2012, com dois mandatos. A professora terá como vice-reitor, o professor Roberto Vieira Pordeus, do Centro de Engenharias (CE).

A nomeação de Ludimilla para o cargo de reitora fecha o processo da consulta de reitor da Ufersa iniciado em maio desse ano. A chapa de Ludimilla e Pordeus ficou em terceira na Lista Tríplice que foi encaminhada para o Ministério da Educação. O MEC tem autonomia prevista em Lei para escolher e nomear os reitores das universidades federais a partir da Lista Tríplice enviada pelas instituições.

“A gestão da professora Ludimilla e do professor Pordeus assume o compromisso de valorizar às pessoas, de fazer uma gestão multicampi, de ser republicana e aberta ao diálogo. Vamos trabalhar para ser referência nas estratégias de convivência com o semiárido, com uma educação de excelência integrada com a sociedade e com os setores produtivos. Vamos fazer ensino, pesquisa e extensão, com ética e compromisso com uma gestão pública transparente e de resultados”, comentou a nova reitora.

SOBRE LUDIMILLA – Natural de Mossoró, Ludimilla tem 45 anos e é graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, possui Especialização em Direito Ambiental, e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, na área de concentração Urbanização, Projetos e Políticas Físico Territoriais, tendo realizado pesquisa sobre gentrificação e centralidades urbanas,.

É professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-árido. Foi Pró-Reitora de Extensão e Cultura da mesma Universidade, atuou como assessora e conselheira dos conselhos superiores da universidade, e foi chefe de departamento. É pesquisadora atuando principalmente nos seguintes temas: gestão territorial urbana , direito ambiental, questões socioambientais, direitos humanos e educação inclusiva, planejamento , administração , sustentabilidade no semiárido. É imortal no quadro da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró – ACJUS, cadeira 37, que tem como Patrono Jerônimo Vingt – Un Rosado Maia (atualmente faz parte da diretoria, sendo a Secretária Geral) , membro da Academia Apodiense de Letras e da Associação dos Escritores de Mossoró – ASCRIM. E sócio- correspondente da União Brasileira de Escritores UBE -RJ – RN. Sócioefetiva do Instituto Histórico e Geográfico do RN cadeira 148, que tem como Patrono Jerônimo Gueiros , membro da ALAMP- Associação Lítero Artística das mulheres Potiguares. È imortal na cadeira 23 da AMOL. – Academia Mossoroense de Letras, cadeira anteriormente ocupada pelo exMinistro Francisco Fausto de Medeiros e pertence a ABMCJ -RN , Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica.

Professor Roberto Pordeus, novo vice-reitor da Ufersa

SOBRE PORDEUS – Paraibano de Campina Grande, o professor Roberto Vieira Pordeus possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba (1982), Mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Federal do Ceará (1990) e Doutorado em Doutorado Temático Em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2005). Coordenador do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Ufersa por dois mandatos consecutivos de maio de 2006 a agosto de 2008, foi diretor do Campus da Ufersa em Angicos (RN) de agosto de 2008 a abril de 2010. Pordeus foi o responsável pela implantação do Campus da Ufersa em Pau dos Ferros (RN). Também foi diretor do Campus de Caraúbas (RN) de abril de 2010 a março de 2012. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus de Mossoró; coordenador da Câmara Especial de Agronomia do CREA-RN exercício 2012; coordenador adjunto da Câmara Especializada de Agronomia, exercício 2013; representante da Ufersa na Câmara de Agronomia como Conselheiro junto ao CREA-RN, exercício 2010 a 2012, e exercício de 2013 a 2015. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos temas de irrigação, performance, irrigação por sulcos e desempenho.