Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Centro Acadêmico de CeT promove workshop com diversas temáticas da área

Estudante, Inovação 11 de agosto de 2020. Visualizações: 835. Última modificação: 12/08/2020 07:20:24

O Centro Acadêmico do curso de Ciência e Tecnologia do Campus Sede da Ufersa, em Mossoró, realizou no começo do mês de agosto o I Workshop do curso. Devido à pandemia, o evento foi organizado pela plataforma even3 e os encontros aconteceram na Plataforma Google Meet. No total, foram 348 inscritos e 11 palestras e mesas redondas.

A programação teve como foco áreas relacionadas à Ciência e Tecnologia, sobretudo para englobar o segundo ciclo, que é uma das opções do curso. Por meio de uma parceria com os centros acadêmicos dos cursos de Química, Engenharia Civil e Engenharia de Produção, assim como as empresas juniores, o PET, o Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Estatística (DCME) será lançado também o I Webinar das engenharias, com atividades que acontecem até o dia 12/08.

As atividades do segundo ciclo já estão disponíveis para inscrição pelo link https://www.even3.com.br/wdcetu2020.

O workshop iniciou dia 03 com a apresentação do curso de C&T realizada pelo professor Taciano Amaral, coordenador integral do curso. Já nas rodadas de palestras, dia 04, a primeira foi “Como aprender Inglês entre 3 e 5 meses”, com o palestrante professor Edson Nogueira, doutro em Engenharia Mecânica” e, na sequência, a palestra “Rumos pós-pandemia”, com apresentação de Max Muller, psicólogo clínico especialista em neuropsicologia e em comportamento humano.

No dia 05, a palestra “Energia renovável” foi proferida por Alexandre dos Santos, responsável pelo setor de comercial da Taldi Engenharia, e a palestra “Do C&T ao doutorado é possível?”, ficou a cargo de Diogo Maciel, bacharel em Ciência e Tecnologia na Ufersa e doutorando em física biomolecular na USP. Ainda no mesmo dia, o professor Clebson do Santos, doutor em física e professor adjunto da Universidade Federal do Oeste da Bahia, proferiu a palestra “Computação quântica”.

Para fechar a programação do dia 5, a mesa redonda “Democracia” contou com a participação da professora Jacimara Villar, doutora em Ciências Sociais e atual diretora do Campus Angicos, e do professor Rafael Lamera, coordenador do Mestrado em Direito e editor-chefe da revista jurídica da Ufersa.

A palestra “Mulheres na ciência” abriu a programação do dia 7. O momento foi comandado por Elisama Vieira, doutora em química e contemplada com o prêmio “Para as mulheres na ciência – 2016″, pela UNESCO. Ainda no mesmo dia, Antônio Pedro, empresário, bacharelando em Ciência da Computação, palestrou sobre Marketing Digital, área de sua expertise. “Autoconhecimento para a formação profissional” foi o tema da palestra de Antônio de Pádua, psicólogo especializado em orientação profissional e de carreira.

Para fechar a programação, o psicólogo Luan Martins, especialista em psicologia organizacional, consultor e docente em psicologia, proferiu a palestra Planejamento de carreira”.

Imagem cedida pela organização do evento