Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa distribui centenas de máscaras de proteção e álcool 70% para instituições de seis municípios do interior potiguar

Responsabilidade Social, Saúde 25 de junho de 2020. Visualizações: 1001. Última modificação: 25/06/2020 13:03:01

Reitor Arimtea e o professor Leonardo Casillo fazendo a entrega dos kits para a representante do PAM do Bom Jardim / Foto Assecom Ufersa

Em mais uma ação de combate ao coronavírus, a Ufersa entregou nesta quinta, dia 25 de junho, mais kits de proteção para profissionais que estão trabalhando na linha de frente da pandemia. Os materiais foram destinados aos profissionais de saúde de 16 instituições da região. Nessa leva foram contemplados médicos, enfermeiros e demais agentes de saúde dos municípios de Mossoró, Areia Branca, Upanema, Serra do Mel, Grossos e Caraúbas.

Uma parte das 630 máscaras entregues pela Ufersa / Foto Assecom Ufersa

Ao todo, a Ufersa entregou nesta quinta 80 litros de álcool 70% / foto Assecom Ufersa

Ao todo, foram distribuídas 630 máscaras de proteção – Faceshields, 60 litros de álcool líquido 70% e mais 20 litros de álcool gel também 70%. As máscaras foram produzidas a partir de impressoras 3D que desde o início da pandemia vêm funcionando quase que de forma ininterrupta. Os equipamentos estão no Laboratório de Ciência da Computação e têm a supervisão do professor Leonardo Casillo, que também vem coordenando as entregas dos kits regularmente.

Quanto ao álcool etílico, toda a produção também veio dos laboratórios da Ufersa, que recebe o álcool concentrado e faz a correção para deixar na concentração de 70% INPM. As produções de álcool continuam na Ufersa em Mossoró e nos campi de Angicos e Caraúbas.

Uma instituição que vem sendo beneficiada com as doações da Ufersa é o PAM do Bom Jardim, em Mossoró. A Unidade que tem mais de 200 servidores precisa constantemente desse tipo de material para prevenir a contaminação dos profissionais de saúde. Janice da Silva, administradora do PAM, recolheu os kits na Ufersa e agradeceu. “Nossa gratidão à Ufersa pelo material. Fazemos todo um controle no uso dos materiais para que possam ser úteis o máximo de tempo possível”, afirmou.

O reitor Arimatea Matos acompanhou o início da entrega dos kits desta quinta na Ufersa e aproveitou para verificar a produção das máscaras de proteção que vêm sendo confeccionadas com a ajuda de impressoras 3D. O reitor agradeceu todo o empenho da equipe de colaboradores. “Esse é um trabalho que vem acontecendo desde o início da pandemia. E aqui eu quero agradecer o empenho de professores, técnicos e alunos, que de forma voluntária, estão atuando nessas frentes de combate e ajudando quem mais precisa”, finalizou o reitor.

De acordo com o professor Leonardo Casillo, próxima quinta, dia 02 de julho, está agendada mais uma entrega de kits para instituições de saúde da região.

INOVAÇÃO – Em busca de alternativas para diminuir a contaminação pela Covid-19, um grupo de pesquisadores da Ufersa inovou ao produzir hastes para as máscaras de proteção – Faceshields – feitas a partir de uma resina acrílica. “Estamos próximos de atingirmos a meta de 1000 unidades. Aperfeiçoamos a técnica, que está mais precisa, e necessitando de menor tempo gasto em acabamento.

Essa semana entregaremos 500 unidades para a coordenação da campanha de enfrentamento da Covid distribuir juntamente com as impressas em plástico”, explicou o professor do Departamento de Ciências Agrárias da Ufersa, Marcelo Bezerra, coordenador do Laboratório de Tecnologias Reprodutivas e Inovações em Modelos Animais (TRIMA). Atualmente, a equipe formada pelo professor Marcelo, ex-pós-graduandas e alunos de diferentes cursos da Ufersa, está na fase final das montagem das primeiras 500 máscaras.

Laboratório onde se encontram as impressoras 3D da Ufersa. Na foto, o reitor Arimatea e professor Leonardo verificando a produção / Foto Assecom Ufersa