Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Medidas adotadas pela Ufersa na luta contra o Coronavírus

Saúde 17 de março de 2020. Visualizações: 3240. Última modificação: 17/03/2020 19:49:53

A Ufersa, por meio do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão – CONSEPE, decidiu suspender por tempo indeterminado o calendário acadêmico da graduação, já a partir do dia 17 de março. A decisão segue a recomendação da Comissão Especial de Emergência da COVID-19.

Ainda no mesmo dia, e com efeito imediato, foi publicada a Portaria 208/2020, que orienta o funcionamento das atividades administrativas no Campus Sede, em Mossoró, e nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Entre outras medidas, quem se expôs ao risco de contaminação deve cumprir, obrigatoriamente, quarentena e, no caso de servidores técnicos-administrativos, desenvolver as atividades de trabalho de forma remota.

O trabalho remoto também é uma condição estabelecida para aqueles que estiverem dentro de algum dos grupos de risco listados na Portaria: pessoas de 60 anos ou mais, gestantes ou lactante, imunodeficiente ou com doenças preexistentes crônicas ou graves, responsáveis pelo cuidado de paciente suspeito ou confirmado com a Convid19, e que tenham filhos em idade escolar ou inferior.

Em qualquer desses casos, o servidor deve cadastrar a ocorrência no ponto eletrônico do SIGRH, anexando uma Autodeclaração, conforme modelo da Instrução Normativa Nº 21, de 21 de março de 2020. Cada unidade administrativa deve avaliar a forma de funcionamento, considerando as atividades essenciais e estratégicas nesse período de emergência.

Outra medida adotada pela Ufersa é a suspensão, imediata, de viagens nacionais e internacionais. Já as medidas relativas às atividades acadêmicas da Pós-graduação serão tomadas em breve pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Os mais de 80 estagiários em atividade na instituição também estão liberados da presença na Universidade.

Estão suspensas a reserva de auditórios e autorização para a promoção de qualquer evento presencial ou aglomeração de qualquer outra natureza. Com isso, também estão suspensos os serviços do Restaurante Universitário, as práticas desportivas. As Residências Universitárias deverão ser esvaziadas e, neste caso, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis está cuidando de cada situação.

O acesso aos espaços de estudo, circulação no salão do acervo e o atendimento nas Bibliotecas também estão interrompidos. Será ampliado o prazo para renovação dos empréstimos, bem como retirada a suspensão para a devolução, conforme prazos e procedimentos comunicados em breve pela equipe da biblioteca.

Mantenha contato por meio dos canais telefônicos ou e-mails institucionais.