Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Comunicado à comunidade acadêmica sobre Coronavírus

Saúde 11 de março de 2020. Visualizações: 2530. Última modificação: 11/03/2020 17:35:24

Informamos à comunidade acadêmica que estamos acompanhando a situação global e nacional relacionada à pandemia do novo coronavírus (Convid 19). Por recomendação dos Ministérios da Educação e do Ministério da Saúde, e pela Universidade se tratar de um ambiente de grande circulação de pessoas e de atividades coletivas, reforçamos que todos devemos promover e disseminar as seguintes medidas de prevenção:

Higienizar frequentemente as mãos com água e sabonete líquido e/ou preparações alcoólicas;
Evitar compartilhamento de copos e vasilhas;
Usar recipiente individual para consumo e evitar ao máximo contato direto da boca com torneiras de bebedouros.

Alertamos ainda para que tomem cuidado com a disseminação de informações falsas sobre a doença, procurem obter informações em fontes confiáveis, como, por exemplo, o aplicativo lançado pelo Ministério da Saúde (Coronavírus – SUS) para iOS e Android com informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das unidades de saúde que podem fazer o atendimento em caso de suspeita. Salienta-se que o Ministério da Saúde mantém a vigilância ativa a respeito da circulação dos vírus respiratórios, com o monitoramento constante da situação epidemiológica, gerando boletins e notas técnicas para orientação dos serviços de saúde, dos demais setores e da população.

Para mais informações acesse o sítio eletrônico do Ministério da Saúde.

O Gabinete da Reitoria solicita a todos os membros da comunidade acadêmica da Ufersa (servidor ou discente) que tenham regressado nos últimos 14 dias ou que se encontrem em algum dos países em que houve casos confirmados da doença, que nos comunique imediatamente através do e-mail gabinete@ufersa.edu.br para que a situação sobre necessidade de quarentena seja tratada de forma particular. Caso apresente sintomas caraterísticos (tosse, febre alta ou falta de ar) a orientação é ligar 136 ou procurar uma Unidade de Saúde.

Na ocorrência de qualquer mudança no cenário epidemiológico que justifique a adoção de outras medidas de prevenção e controle dirigidas à comunidade acadêmica, haverá divulgação por intermédio dos nossos veículos oficiais de comunicação.