Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Estudante da Ufersa recebe Menção Honrosa no Prêmio Mercosul de C&T

Estudante, Reconhecimento 11 de novembro de 2019. Visualizações: 1933. Última modificação: 13/11/2019 13:58:57

Yago Daniel e o professor Hidalyn Souza durante cerimônia do Prêmio Mercosul de Ciência & Tecnologia 2018 | Foto: Flickr cbcompetitivo

O estudante da Ufersa Yago Daniel Souto foi agraciado com Menção Honrosa na categoria Estudante Universitário do Prêmio Mercosul de Ciência & Tecnologia 2018, entregue em cerimônia promovida no fim de outubro, em Brasília, na Sede do CNPq. O projeto agraciado tem como tema “Desenvolvimento de um estudo e construção de um bastão solar para obtenção de dados periódicos do solo”, desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC em Ciência & Tecnologia no Campus Pau dos Ferros.

A orientação do trabalho ficou a cargo do físico e professor dr. Hidalyn Theodory Clemente Mattos de Souza, com o apoio dos docentes dr. Jorge Luis de Oliveira Pinto Filho (Gestor Ambiental) e do Me. Marco Diego Aurélio Mesquita (Engenheiro de Computação) e do estudante de Engenharia de Computação Maycon Wanderson Oliveira Alexandre, todos do Campus Pau dos Ferros.

A premiação conferiu o título de 1º lugar e Menção Honrosa a trabalhos nas categorias Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Integração. Na categoria contemplada pela Ufersa, o primeiro lugar foi para uma pesquisa da Universidade de Montevidéu, no Uruguai, e a segunda menção honrosa ficou com o Universidade de Buenos Aires, na Argentina. A Ufersa é a única instituição de ensino do Norte e Nordeste brasileiro na lista dos premiados.

Nesta edição participaram 175 estudos de estudantes e pesquisadores residentes nos países membros ou associados ao Mercosul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). Os trabalhos escolhidos abordaram questões ligadas à agricultura 4.0, Internet das Coisas, indústria têxtil, entre outros. O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa patrocinada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Movimento Brasil Competitivo; do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina; do Conselho Nacional de Ciência & Tecnologia do Paraguai; e do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai.

Confira a relação dos premiados.
Conheça a Premiação.

Yago Daniel Souto, durante cerimônia do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2018 | Foto: Flickr cbcompetitivo
Yago Daniel Souto, agraciado com Menção Honrosa na categoria Estudante Universitário do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2018 | Foto: Flickr cbcompetitivo