Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa comemora Dia do Veterinário com Ação Social e homenagem a Paulo Cisneiro

Extensão 6 de setembro de 2019. Visualizações: 1824. Última modificação: 06/09/2019 13:09:10

Foram oferecidas vacinas, orientações e exposições de produtos Pets como: rações, utensílios, medicamentos, entre outros/Foto: Yuri Rodrigues

Antecipando a passagem pelo Dia do Veterinário, comemorado na próxima segunda-feira, 09 de setembro, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio do Hospital Veterinário (Hovet) realizou na manhã desta sexta-feira, 06, a I Ação Social do Hovet. Essa primeira ação foi voltada para cães. Na ocasião, a Universidade, em nome de toda a equipe do hospital veterinário, homenageou o servidor Paulo Fernando Cisneiro da Costa Reis, médico veterinário e um dos fundadores da unidade hospitalar da Ufersa. A homenagem ficou a cargo do poeta mossoroense, Antônio Francisco.

Usuários do Hovet levaram seus animais para Ação Social/Foto: Yuri Rodrigues

 A Ação Social reuniu dezenas de cachorros das mais diferentes raças que, com os seus respectivos donos, foram prestigiar a categoria profissional responsável pelo cuidado da saúde dos animais. “Com muito carinho recebemos os nossos usuários com uma programação lúdica onde oferecemos muitos serviços. Ficamos gratos pela participação que superou as nossas expectativas”, afirmou o diretor do Hovet, Klívio Tomaz, acrescentando também o trabalho desenvolvido pelo Dr. Paulo Cisneiro, o veterinário homenageado. “Um profissional que pode ser considerado o pai na medicina veterinária na Ufersa, bem como o pai do nosso Hospital. Uma pessoa de força e grande humildade. Um profissional que merece todas as nossas homenagens”, discursou.

 Os professores José de Arimatea Matos e Domingues Fontenelle, reitor e vice-reitor, prestigiaram a programação e elogiaram a iniciativa. “Não tenha dúvida que é uma ação de grande importância para causa animal”, afirmou o reitor José de Arimatea. O professor Domingues Fontenelle, que é medico veterinário, reiterou as palavras do reitor parabenizando a I Ação Social que homenageia os profissionais veterinários com benefícios para a sociedade. “Que outras ações como essa possam ser realizadas”, sugeriu o vice-reitor.

Paulo Cisneiro mais de 40 anos dedicados a medicina Veterinária/Foto: Yuri Rodrigues

HOMENAGEADO – A vida do médico veterinário Paulo Cisneiro se confunde com a história da Esam/Ufersa/Hovet. Há mais de 40 anos presta serviço a instituição tendo o trabalho dele o reconhecimento de toda a categoria. “Minha vida foi toda foi dentro dessa escola”, afirma. Ele foi um dos profissionais que trabalhou com afinco para a criação do curso e, posteriormente, do Hospital Veterinário. “Foram muitas batalhas, mas vencemos”. Hoje, ao vê toda a estrutura construída se sente realizado. “Muito trabalho dedicado a esse hospital, a Universidade, a sociedade e, principalmente, a vida dos animais” considera. O Dr. Paulo Cisneiro se diz “gratificado” por receber esse reconhecimento dos colegas de instituição. “Fui pego de surpresa e estou muito feliz”, afirmou.

A Ação Social ofereceu vacinação anti-rábica para população canina/Foto: Yuri Rodrigues

SERVIÇOS – Durante toda a manhã, foram oferecidas vacinas, orientações e exposições de produtos Pets como: rações, utensílios, medicamentos, entre outros produtos voltados para os animais. Quem compareceu a iniciativa aprovou. “Tenho três cães – Preta, Guto e Nina – e achei ótima essa ideia, sou frequentadora do Hovet e é ótimo o atendimento aqui”, afirmou  Antônia Maria de Gois. Já Dalila Silva Ferreira considera importante a população que gosta de animais “conhecer as novidades voltadas para os pets e as orientações sobre a saúde dos animais”. Dalila afirmou que há mais de 10 anos traz Piter (cachorro) para consultas, exames e outros procedimentos no Hospital Veterinário da Ufersa. “O serviço é de qualidade e os profissionais muito competentes”, avaliando o serviço como excelente. Já o professor da Ufersa, Isaac Barros, do Centro de Engenharias, também considerou a iniciativa como “excelente” aproveitando a iniciativa para levar alguns animais que vivem nas dependências da Universidade para tomar a vacina antirrábica.

Durante a Ação Social um grupo de estudantes da Escola Estadual Abel Coelho que participa da Campanha Pet Solidário, entregou a direção do Hovet alguns donativos arrecadados na última campanha. São luvas, álcool, gases, soros, seringas, ataduras, entre outros materiais hospitalares. “São materiais doados por pessoas com compromisso com a causa social animal e também uma forma de devolver um pouco do que o hospital veterinário da Ufersa oferece a sociedade”, afirmou a professora da Abel Coelho, Rita de Cássia Bezerra da Fonseca. Há 05 anos a escola realiza a campanha Pet Solidário.