Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Professores de Engenharia Elétrica lançam livros sobre Sistemas de Potência

Publicações 17 de julho de 2019. Visualizações: 2319. Última modificação: 17/07/2019 17:10:04

Em parceria, professores do curso de Engenharia Elétrica da Ufersa e da UFC lançam coletânea de livros sobre Engenharia de Sistemas de Potência | Foto: Cedida/Arquivo pessoal

Os professores Adriano Aron e Ednardo Pereira, ambos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em coautoria com o professor Ailson Moura, de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará – UFC, lançaram no último dia 15 de julho mais dois livros da coletânea Engenharia de Sistemas de Potência.

As obras intituladas “Geração Hidroelétrica e Elioelétrica” e “Transmissão de Energia Elétrica em Corrente Alternada” estão publicadas pela Editora Edições UFC, que disponibiliza gratuitamente o acesso em seu portal. AQUI

O livro de Geração Hidroelétrica e Elioelétrica apresenta, inicialmente, as centrais hidroelétricas descrevendo e mostrando todos os seus aspectos físicos e equipamentos de forma virtual. Dessa maneira, o leitor faz uma viagem virtual pelas instalações de uma central hidroelétrica e terá a oportunidade de aprender sobre seus componentes e sua operação. As centrais elioelétricas são apresentadas também, mostrando seus componentes físicos e ensinando como fazer a análise de um sítio para saber a viabilidade de implantação de um parque eólico.

Já o livro Transmissão de Energia Elétrica em Corrente Alternada tem enfoque computacional através do uso do programa Alternative Transient Program (ATPdraw), que é um programa de uso mundial. A quantidade de exercícios resolvidos, incluindo simulações computacionais com o ATPdraw e códigos fonte em linguagem MATLAB tornam a obra didática e de fácil assimilação, mesmo para aqueles que são iniciantes no assunto. A matéria apresentada ao longo do texto tem como objetivo que o leitor adquira conhecimentos suficientes para analisar a operação de linhas de transmissão aéreas em regime permanente e em regime transitório, além de realizar um projeto elétrico de uma linha de transmissão aérea”.

Os primeiros livros da coletânea dedicada ao assunto foram lançados em maio de 2018 pela Editora Artliber, sob os títulos “Análise de Circuitos em Corrente Alternada para Sistemas de Potência”, “Análise de Fluxo de Carga em Sistemas de Potência” e “Exercícios de Fluxo de Carga” e estão disponíveis nas principais lojas de venda virtual de livros, pelo site da editora e, além disso, estão disponíveis na Biblioteca do Campus Sede da Ufersa, em Mossoró.