Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Fórum Permanente discute avaliação do ciclo de vida

Pesquisa 22 de novembro de 2018. Visualizações: 1894. Última modificação: 23/11/2018 09:33:57

Professor Breno Barros discute a abordagem da Avaliação do Ciclo de Vida para tomada de decisões sustentáveis em nova edição do Fórum Permanente. Foto: Cedida.

O Fórum Permanente Sobre Meio Ambiente, promovido periodicamente pelo Programa de Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade – PPGATS da Ufersa, irá se reunir para mais uma edição, desta vez, no próximo dia 30 de novembro, às 14h, no Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPPG, localizado no Lado Leste do Campus Sede, em Mossoró.

Para este encontro, será apresentada a palestra Avaliação do Ciclo de Vida: uma abordagem holística para tomada de decisões sustentáveis pelo pesquisador da área, o professor Ph.D. Breno Barros Telles do Carmo.  A abordagem de avaliação do ciclo de vida visa contabilizar os impactos potenciais de um produto ou serviço considerando sua cadeia de valor nas três dimensões da sustentabilidade: ambiental, social e econômica. A palestra objetiva apresentar os conceitos base desta abordagem e os projetos/pesquisas que foram/estão sendo desenvolvidos atualmente pelo palestrante conjuntamente com pesquisadores nacionais e internacionais; discutir como a abordagem pode ser integrada para a tomada de decisões sustentáveis; e ilustrar como esta ferramenta pode ser utilizada para avaliar a efetividade de estratégias de melhoramento da performance ambiental, social e econômica de produtos e serviços.

O pesquisador é professor Adjunto do Centro de Engenharias da Ufersa e professor do Programa de Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade – PPGATS. Bacharel em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com graduação sanduíche na Universidade do Porto (UP), Portugal, (2003-2007). Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará (2008-2009). Ph.D. em Engenharia Industrial pela École Polytechnique de Montréal, Université de Montréal (2013-2017), Canadá, com sanduíche na Université Libre de Bruxelles, Bélgica. Membro do grupo internacional SLCAlliance, atuando como co-líder da seção de agregação e ponderação, sendo um dos responsáveis pela revisão das novas diretrizes da United Nations Environment Programme – UNEP/Life Cycle Initiative, da ONU, para a realização da Avaliação Social do Ciclo de Vida. Consultor para avaliação de cursos de graduação (INEP / MEC) desde 2012.

O Fórum é um projeto aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-graduação e visa discutir temas sobre o Ambiente, interagindo com convidados de outras instituições de ensino e pesquisa e membros da comunidade acadêmica da Ufersa. O Curso de Mestrado Ambiente, Tecnologia e Sociedade é um dos 16 Programas de Pós-graduação da Ufersa. Está na área das Ciências Ambientais e centra seus esforços na pesquisa de tecnologias alternativas para o aproveitamento e preservação dos recursos naturais do Semiárido, bem como no estudo das relações técnico-político-sociais e dos impactos destas na sustentabilidade econômica, social e ambiental da região, permitindo sua contextualização interdisciplinar.

Conheça mais sobre o Programa de Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade – PPGATS.