Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Pesquisa da Ufersa é premiada em congresso internacional de Reprodução Animal

Pesquisa 14 de novembro de 2018. Visualizações: 1486. Última modificação: 14/11/2018 10:34:16

Professor Alexandre Rodrigues Silva recebendo o certificado de premiação no VII International Symposium on Animal Biology of Reproduction. Foto: Cedida.

A pesquisa “Combinations of different cryoprotectants for the vitrification of testicular tissues in collared peccaries (Pecari tajacu) – Preliminary results” oriunda da tese de doutorado da estudante Andreia Maria da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, sob orientação do professor Alexandre Rodrigues Silva, foi premiada durante o VII International Symposium on Animal Biology of Reproduction, em Aracaju, Sergipe. A pesquisa recebeu a distinção “Top 5 Best Poster Presentation”. Na ocasião, o trabalho foi apresentado pelo Dr. Alexandre Rodrigues, em razão do estágio internacional da aluna que, atualmente, realiza doutorado-sanduíche junto ao Smithsonian Conservation Institute, em Washington, nos Estados Unidos.

A tese da doutoranda é fruto de um projeto de cooperação internacional financiado pelo CNPq, celebrado entre o professor Alexandre e o Dr. Pierre Comizzoli (Smithsonian). O projeto visa trazer para o Brasil uma nova tecnologia para a conservação de material genético, em especial, de animais silvestres, visando a criopreservação e o cultivo de tecido testicular para posterior produção de espermatozoides a serem utilizados em outras biotécnicas como Inseminação Artificial ou Produção in vitro de embriões. “Sem dúvidas, é um reconhecimento importante pelo trabalho que temos desenvolvido no tocante ao desenvolvimento de biotecnologias reprodutivas para a conservação de animais silvestres. Principalmente, porque durante o evento estavam presentes importantes pesquisadores de todo o mundo, os quais prestigiaram nosso trabalho. São esses reconhecimentos que nos dão a certeza de que estamos trilhando o caminho científico correto”, concluiu o professor.

Certificado recebido durante o prêmio no VII International Symposium on Animal Biology of Reproduction. Foto: Cedida.
Título do trabalho premiado no VII International Symposium on Animal Biology of Reproduction. Foto: Cedida.
Professor Alexandre Rodrigues Silva recebendo o prêmio no VII International Symposium on Animal Biology of Reproduction. Foto: Cedida.