Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Participação da Ufersa na Campus Party Natal supera expectativas

Extensão 16 de abril de 2018. Visualizações: 1077. Última modificação: 17/04/2018 07:49:44

O professor Felipe Azevedo integrou a lista de membros da comunidade acadêmica da Ufersa que participou da Campus Party Natal, realizada entre os dias 11 a 15 de abril no Centro de Convenções da capital potiguar. No espaço Educação do Futuro, ele palestrou sobre a MCat.

A programação do palco Educação do Futuro apresentou ainda discussões sobre aprendizagem criativa, metodologia científica, captação de recursos para educação. Na Ufersa, professor Felipe Azevedo é Chefe de Gabinete da Reitoria e coordena o Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, que vem estimulando o interesse pela ciência nos jovens do sertão do Semiárido.

Já o professor Daniel Faustino apresentou no pavilhão principal, o Games And Creativity, os conceitos e aplicações do Blockchain, uma tecnologia que viabiliza a construção de aplicações web descentralizadas, em que não existem autoridades centrais que garante a confiança entre as pessoas que negociam algum ativo. A própria rede P2P (do inglês peer-to-peer, que significa par-a-par) garante essa confiança permitindo que pessoas que não se conhecem ou confiam uma nas outras possam colaborar sem garantia de serem lesadas.

Um exemplo de aplicação dessa tecnologia está nas criptomoedas ou até em aplicações não financeiras. Esse novo modelo está revolucionando o mercado porque tem permitido que aplicações que não envolvem entidades centrais, como bancos e governos, possam ser construídas.

A participação da Ufersa na Campus Party Natal superou todas as expectativas. O projeto MagMusic foi selecionado para expor em duas categorias: Campus Futures e Startups e Makers. Apenas 20 projetos foram selecionados para cara modalidade. Integram o projeto o estudante Liebson Henrique Bezerra Lopes, do curso de Ciência e Tecnologia do Campus Sede, em Mossoró, e Magnaldo Araújo, professor de Música do IFRN, do Campus Apodi.

No terceiro dia do evento, a equipe foi convidada para participar e apresentar o Projeto de Ensino de Música Para Surdos – MagMusic no Palco Educação Para o Futuro, reservado às novas formas de ensino. A equipe ainda aproveitou as experiências em outros espaços do evento.

A maratona hacker – Hackathon  DATA4GOOD, que teve como objetivo encontrar soluções para transformar dados públicos em informações úteis para a sociedade e também na Oficina de Chão, onde o objetivo era formar uma equipe e construir o seu próprio robô, foi formada uma equipe mista com os estudantes André Luís Gomes da Silva – IFPB campus Monteito , Jadson Alexandre Teixeira de Souza – IFPB campus Monteiro, Henrique Alves – UVA Universidade Estadual Vale do Acaraú e Liebson Henirique Bezerra Lopes – Ufersa Mossoró. Projeto que levou o segundo lugar geral e como premiação recebemos ingressos para Campus Party 13, que será realizada em São Paulo.

“A troca de conhecimento na Campus Party é muito grande, bem como a oportunidade de validação dos nossos projetos”, destaca Allef Rodrigo Schmid, estudante da Ufersa que participou da Campus Party Natal.