Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Um dia de Ação Social na Ufersa

Estudante, Responsabilidade Social 14 de abril de 2018. Visualizações: 1443. Última modificação: 14/04/2018 20:24:26

Aula de CrossFit, uma das atividades mais procurados pelos participantes neste dia de Ação Social na Ufersa / Foto Assecom

Teste de Glicemia na Central de Aulas 3 / Foto Assecom

Várias pessoas aproveitaram o serviço de corte de cabelo para ficar em dia com o visual / Foto Assecom

Alunos de Engenharia de Produção que se esforçaram para executar a Ação Mais Social na Ufersa, com o professor David Sena ao centro / Foto Assecom Ufersa

Era para ser apenas um trabalho de uma disciplina. Mas o desafio foi lançado e esse trabalho ganhou uma dimensão que envolveu toda a comunidade da Ufersa e vários parceiros externos. A avaliação da disciplina de Gestão de Projetos do curso de Engenharia de Produção da Ufersa em Mossoró foi levada muito a sério pelos estudantes Rômulo Sousa, Ana Beatriz Medeiros, Ana Luiza Saldanha e Weskley Samuel, todos do 8º período. Os 4 alunos elaboraram a proposta e caíram em campo para fazer a “Ação Mais Social”. Com o projeto, outros parceiros foram aparecendo. O destaque ficou por conta da Empresa Júnior do curso, a Project Jr., que abraçou a ideia e andou junto com os alunos na relização da Ação Mais Social.

Foi quase 1 mês de preparação, de logística, de busca por parceiros, de planejamento. Neste sábado, dia 14, toda a organização foi colocada em prática com a execução da Ação. Durante toda a manhã, a comunidade externa foi beneficiada com inúmeros serviços de lazer, cidadania, cultura, esporte, alimentação. Tudo de graça.

A programação da Ação Mais Social começou pelo Restaurante Universitário, onde foi servido um café reforçado para todos os participantes. Depois da refeição, foi a hora do público cair na dança com a turma do Fit Dance. Por mais de uma hora, dezenas de pessoas queimaram calorias com os movimentos agitados da modalidade. Na sequência, teve aula de CrossFit. Mais uma grande oportunidade de descobrir como funciona essa modalidade tão procurada nos dias de hoje. Os “crossfiteiros” ganharam vários adeptos e a aula foi bem prestigiada.

Enquanto a atividade física acontecia no Restaurante Universitário, vários voluntários se concentraram para oferecer serviços de saúde nas salas da Central de Aulas 3. Quem foi à Ufersa teve a oportunidade de receber atendimentos odontológicos com a aplicação de flúor, avaliação nutricional e fazer testes de glicemia, conferir a pressão arterial, tomar vacinas, receber consultas psicológicas e com fisioterapeutas. Na Central de Aulas, o público também recebeu atendimentos jurídicos. O grande destaque foi para a sala de corte de cabelo. A procura foi imensa de pessoas querendo ficar em dia com a beleza. Dois voluntários que estavam cortando o cabelo do público são alunos da Ufersa e moradores da vila acadêmica.

Já no Centro de Convivência, toda uma programação foi montada para atender a criançada. Entre as opções, tinham o pula-pula, atividades com pinturas, bonecos e personagens animados. Na piscina também teve programação e banho liberado.

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, acompanhou a programação e parabenizou a iniciativa. “Estamos surpresos com todas essas ações e muito felizes em ver que a comunidade está presente utilizando todos os serviços. A Ufersa, hoje por meio dos alunos de Engenharia de Produção, mais uma vez cumpre o seu papel como instituição que oferece ensino, pesquisa e extensão como essa ação social”, comentou o Reitor.

O Professor responsável pela disciplina de Gestão de Projetos do curso de Engenharia de Produção, David Sena, também enalteceu o trabalho dos alunos que se esforçaram para fazer a Ação Mais Social. O professor ainda destacou que os alunos da disciplina foram bem empenhados nesta ação e em outras iniciativas. “Além da Ação de hoje, tivemos também o Nado Solidário e o Bazar Solidário que aconteceram no mês de março. Todos os eventos com uma boa participação de público”, destacou o professor.

Pelo balanço final, cerca de 500 pessoas participaram da Ação Mais Social da Ufersa. Todos atenderam o pedido da organização e trouxeram um quilo de alimento não perecível. Os donativos serão doados ao Lar da Criança Pobre de Mossoró.

Ação Mais Social / Ufersa
Ação Mais Social / Ufersa
Ação Mais Social / Ufersa
Ação Mais Social / Ufersa
Ação Mais Social / Ufersa
Ação Mais Social / Ufersa
Ação Mais Social / Ufersa