Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Aberta consulta pública para saber o que os alunos gostariam de estudar à distância na Ufersa

EAD, Ensino, Estudante 13 de março de 2018. Visualizações: 2274. Última modificação: 13/03/2018 12:20:43

Aula de formação dos tutores do Núcleo de educação a Distância da Ufersa, por meio do qual funciona a UAB |Crédito: NEaD-Ufersa

No último dia 28 de fevereiro, o Ministério da Educação divulgou que irá investir R$ 1 bilhão na formação de professores pelo país disponibilizando 190 mil vagas. Os recursos serão aplicados, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – para o biênio 2018/2019 e vão garantir 45 mil vagas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), 45 mil vagas para a Residência Pedagógica e 100 mil vagas para a Universidade Aberta do Brasil, a UAB.

Com essa perspectiva de investimento, a Pró-Reitoria de Graduação da Ufersa já começou a se mobilizar com o objetivo de consolidar e ampliar os 3 programas na instituição. Para isso, já está aberta uma consulta sobre as demandas da sociedade no que se refere a educação à distância. Em termos práticos, a consulta quer saber o que os alunos gostaria de estudar na modalidade EaD na Ufersa em níveis de graduação e pós-graduação. Essa consulta também atende a chamada para Articulação de Cursos Superiores na Modalidade EaD no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Acesse a consulta aqui e responda.

UAB e NEaD

Na Ufersa, a UAB funciona por meio do Núcleo de Educação à Distância que contribui de forma relevante com a interiorização e disseminação do Ensino Superior de qualidade e gratuito, através de cursos de graduação e de formação continuada em todas as regiões do estado.

Atualmente, o NEaD dispõe de diversos cursos de Graduação e Pós-Graduação ofertados em todas as regiões do Rio Grande do Norte, atendendo também alunos de outras áreas do país. Entre os cursos de Graduação, estão as Licenciaturas em Computação, Matemática, Física e Química. No tocante a Pós-Graduação, se destacam as Especializações em Atendimento Educacional Especializado, em Educação Interdisciplinar, UNIAFRO, Aperfeiçoamento em Educação Quilombola, Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado, Aperfeiçoamento em Educação Ambiental, e Aperfeiçoamento “A escola e a cidade: políticas públicas educacionais”.

PIBID

O novo edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) tem por objetivo promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início da jornada do docente, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa. A estimativa é que o RN seja contemplado com 1335 bolsas do Pibid e 7 licenciaturas da Ufersa devem ser beneficiadas: Educação do Campo, Letras – Inglês, Letras – Português, Pedagogia, Matemática EaD, Física EaD e Química EaD.

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Já o Programa de Residência Pedagógica visa a induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado, por meio da imersão do licenciando – que esteja na segunda metade do curso – numa escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.

Cada selecionado será acompanhado por um professor da escola com experiência na mesma área de ensino do licenciando, e por um docente de instituição de educação superior. Assim como o Pibid, o MEC também deve disponibilizar 1335 vagas para a Residência Pedagógica no RN. Na Ufersa, 3 licenciaturas devem ser contempladas: Educação do Campo, Letras – Inglês e Matemática EaD.

Acesse os editais dos programas:
Pibid
Residência Pedagógica
Edital UAB