Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Atendimento médico e palestras marcam o Dia Internacional da Mulher na Ufersa

Reconhecimento 8 de março de 2018. Visualizações: 2293. Última modificação: 08/03/2018 18:05:46

Maria da Conceição Firmino, primeira paciente atendida pelo ambulatório da Ufersa. A futura mãe ao lado do médico e professor Tiago Santiago e da estudante residente Paula / Foto Assecom Ufersa

Mulheres da Ufersa: Pró-Reitoras, Diretoras de Centro, Coordenadoras de Curso, Professoras e Técnicas acompanhando as atividades do ambulatório de Medicina / Foto Assecom

O Dia Internacional da Mulher de 2018 veio com uma grande novidade e muitas palestras nos 4 campi da Ufersa. A programação começou nesta quarta com um café da manhã na Ufersa Pau dos Ferros servido para as mulheres do campus. Nesta quinta, as ações se estenderam para os campi de Mossoró e Angicos.

As comemorações pelo 08 de março em Angicos reuniram estudantes, servidoras e terceirizadas. O campus promoveu um bate papo sobre “Mulher e seu corpo” com a Ginecologista e Obstetra Ana Carolina Barbosa Pordeus.

Na Ufersa Mossoró, o Dia Internacional da Mulher foi marcado com o início das atividades ambulatoriais do curso de Medicina. A equipe de Ginecologia e Obstetrícia do curso começaram a atender as primeiras mulheres encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde da zona leste de Mossoró. Segundo os médicos professores, Osvani Goes e Tiago Santiago, responsáveis pelos ambulatórios de saúde da mulher, a Universidade vai atender uma média de 30 mulheres a cada quinta-feira nas duas especialidades médicas.

Maria da Conceição Firmino, de 30 anos, foi a primeira paciente atendida pelo ambulatório da Ufersa. Gestante de alto risco, ela está no 4º mês da gestação e foi acompanhada pelos médicos da Ufersa e também pelos alunos da residência médica em ginecologia e obstetrícia. “Fui encaminhada pela médica do Posto de Saúde e agora vou receber acompanhamento dos médicos daqui”, relatou a futura mãe.

O início das atividades ambulatoriais do curso de Medicina da Ufersa foi acompanhado pelo Reitor, o professor José de Arimatea de Matos; pelo Vice-Reitor, José Domingues Fontenele Neto; e também por Pró-Reitores, Diretores de Centro, Chefes de Departamento e por vários docentes da Medicina. A Coordenadora do Curso, a professora Andrea Taborda, falou da importância do ambulatório na área da saúde da mulher enfatizando as carências e o problema da violência que afeta muitas mulheres da região. A abertura do ambulatório da Ufersa foi marcada pela comemoração e também pela preocupação com os dados de feminicídio registrados na região de Mossoró.

O Reitor agradeceu o empenho da equipe da Medicina e falou das expectativas quanto a obra do Laboratório de Habilidades do curso que já foi iniciada. “Estamos trabalhando na perspectiva de já entregar o primeiro bloco da Medicina no começo de 2019 de forma a oferecer mais estrutura, mais comodidade para alunos, professores e para a comunidade que passa ser atendida pelos nossos ambulatórios”, destacou o Reitor.

Autoridades acadêmicas da Ufersa e do curso de Medicina comemorando o 08 de março com o início das atividades ambulatoriais / Foto Assecom Ufersa

PROGRAMAÇÃO DO 08 DE MARÇO NA CAADIS E CRDH – A Coordenação de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social da Ufersa, a Caadis, e o Centro de Referência em Direitos Humanos do Semiárido, o CRDH, também promoveram uma programação para o 08 de março. Nesta quarta, foi exibido o filme “Estrelas além do tempo”, na Biblioteca. Já nesta quinta, na parte da manhã, a equipe da Caadis reuniu várias professoras do Ensino Fundamental para falar sobre inclusão e acessibilidade. A tarde, o CRDH realizou uma Roda de conversa sobre Atenção Interprofissional à Saúde em Situações de Violência.

A programação do Dia da Mulher na Ufersa termina nesta sexta com a Oficina de Cartazes a partir das 8h30 no Centro de Convivência do Campus Leste. Às 10h, a equipe do CRDH irá apresentar, no Auditório da Biblioteca, o relatório sobre demandas e situação das mulheres na Universidade.

Programação Dia Internacional da Mulher na Caadis / Foto Assecom Ufersa
Programação Dia Internacional da Mulher na Caadis / Foto Assecom Ufersa
Programação Dia Internacional da Mulher na Caadis / Foto Assecom Ufersa
Comemoração pelo Dia Internacional da Mulher na Ufersa Caraúbas / Foto cedida
Comemoração pelo Dia Internacional da Mulher na Ufersa Pau dos Ferros / Foto cedida