Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

LEDOC realiza atividade com ex-alunos da experiência “40 horas de Angicos”

Estudante 7 de fevereiro de 2018. Visualizações: 1260. Última modificação: 07/02/2018 09:19:12

Estudantes do curso de Educação do Campo conhecem ex-alunos da experiência “40 Horas em Angicos” |Foto: Cedida

Os alunos e alunas das disciplinas de Educação de Jovens e Adultos e Métodos de Organização e Educação Comunitária, ambas ministradas pelo professor Luiz Gomes no curso de Educação do Campo – LEDOC, conheceram de perto os ex-alunos e alunas da experiência de alfabetização de adultos, liderada pelo educador Paulo Freire em Angicos.

Desenvolvida em 1963, a experiência de alfabetização até hoje aguça a curiosidade de pesquisadores da área da educação. As “40 horas de Angicos” objetivou alfabetizar 300 trabalhadores/as em apenas 40 horas. A proposta pedagógica desenvolvida a partir de “palavras geradoras” ou palavras da realidade dos estudantes obteve grande sucesso e repercussão, tendo na aula de encerramento a presença do então presidente João Goulart e diversos jornais nacionais e internacionais na cidade.

O professor das disciplinas destaca a importância da visita para os estudantes. “Foi uma aula importantíssima, pois aproximou a teoria da prática, possibilitando aos futuros professores e professoras uma visão ampliada do fenômeno educativo em toda a sua complexidade”, defende Luiz Gomes.

Na ocasião, ainda se presenciaram na atividade as professoras Jacimara Vllar e Divoene Pereira, ambas do Campus Angicos da Ufersa, que também contribuíram com a atividade. O momento marcou também o retorno das atividades do Grupo Popular de Estudos da Pedagogia Paulo Freire da Ufersa, coordenado pelo professor Luiz Gomes.