Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Em Caraúbas, Grupo de Estudos Sobre o Romance relembra vida e obra de Clarice Lispector

Extensão 5 de dezembro de 2017. Visualizações: 1358. Última modificação: 05/12/2017 10:48:05

Há muito Clarice Lispector (1920-1977) se tornou uma das referências da literatura brasileira. Passados quarenta anos da sua morte, e diante do amplo crescimento de seu reconhecimento fora do País, é possível afirmar que sua figura começa a fazer parte do nosso imaginário cultural literário. Isto é, sua presença encontra lugar entre nossos nomes mais importantes – Machado de Assis, Guimarães Rosa, Jorge Amado, para citar alguns dos sempre lembrados da nossa literatura fora das nossas fronteiras.

Parte na celebração anual proposta pelo Instituto Moreira Salles (IMS), a Hora H, o Campus Caraúbas promove nos dias 12 e 13 de dezembro um encontro proposto pelo Grupo de Estudos sobre o Romance em parceria com o Departamento de Linguagens e Ciências Humanas, que assinala duas datas de quatro décadas: a da morte de Clarice Lispector e a da publicação de seu mais conhecido trabalho – A Hora da Estrela.

A comissão organizadora da iniciativa destaca que o reconhecimento de sua obra se deu por duas linhas bastante distintas: uns, consideram sua literatura como a que se reveste de um modo peculiar, entretanto simples (no sentido de acessível à fruição), de dizer sobre as inquietações interiores e oferecer uma mirada sobre as coisas que pressupõe a captura do sensível comum e portanto universal desde o interior do indivíduo; outros, preferem insistir no discurso de que sua obra se reveste de um alto hermetismo, o que seria o mais sofisticado da sua criação.

“É preferível dizer que as duas linhas não são apenas distintas, mas incapazes de alcançar uma compreensão sensata sobre a literatura de Clarice, quem propriamente disse nunca saber, sobre esta segunda linha, por que alguns estudiosos preferiram manter o discurso da literatura difícil enquanto ela conversava com leitores muito jovens, supostamente imaturos em relação aos da academia, e para estes, sua obra era de uma rica limpidez”, destaca o material de divulgação.

Os interessados em participar do evento devem se inscrever até o dia 8 de dezembro, exclusivamente no Formulário Online disponível na página do evento, com vagas limitadas.

PROGRAMAÇÃO

Dia 12 de dezembro

14h – Mesa 1: Cícera Antoniele Cajazeiras da Silva (UFERSA) e Leonildo Cerqueira Miranda (UFERSA)
17h – Exibição do filme A hora da estrela (Suzana Amaral, 1985)
19h – Exibição de entrevista Clarice Lispector (TV Cultura, 1977) e Leituras de excertos da obra de Clarice Lispector

Dia 13 de dezembro

14h – Exibição do filme A hora da estrela (Suzana Amaral, 1985)
17h – Mesa 2: Juliana Sabrina Perez de Oliveira (UERN) e Pedro Fernandes de Oliveira Neto (UFERSA)
19h – Conferência: Ailton Siqueira (UERN)